A singularidade nos processos de alfabetização sob uma perspectiva indiciária

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGuindaste, Reny Maria Gregolin, 1949--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorSantarosa, Sebastião Donizete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:48:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:48:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2000-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/24438-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24438-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Reny M. Gregolin-Guindaste-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 26/05/2000-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração : Linguística-
Descrição: dc.descriptionResumo : Ao analisar longitudinalmente dados de escrita de crianças enviadas pela escola para tratamento clínico com suspeitas de distúrbios de aprendizagem, constatamos que muitos dos casos demonstram problemas de ordem pedagógica, muito embora freqüentemente os diagnósticos neurológicos e psicológicos formulados pela clínica ratifiquem as suspeitas iniciais da escola, impingido rótulos pejorativos de deficiência às crianças. O objetivo deste trabalho é analisar alguns desses casos, os quais caracterizam processos singulares de aquisição da escrita, revelando ritmos de desenvolvimento diferentes de um modelo idealizado pelo senso-comum escolar. Para a análise desses casos, procurando licitar o estudo de singularidades, adotamos como procedimento de investigação o método abdutivo, inscrito em um paradigma indiciário, conforme estudos desenvolvidos pelo historiador Cario Ginzburg. Paralelamente a esse modelo de investigação, como perspectiva de compreensão do sujeito, da linguagem e da relação que se estabelece entre ambos no processo de aquisição da escrita, adotamos como ponto de apoio os pressupostos das teorias sócio-históricas da linguagem, do desenvolvimento e da aprendizagem, mais precisamente os conceitos oriundos dos postulados da psicologia sociológica vygotskiana e da concepção constitutiva da linguagem descrita por Franchi.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : Analyzing lengthways children's scholarship written data send to clinical treatment, which we suspect they had learning disturbs, we certify that most of the cases show educational problems, even neurologic and psychologic clinical diagnosis had confirmed prior school suspicious. Thus children are considerate as problematic. The aim of this study is to analyze some of these cases which show singular processes of writing acquisition, showing differences in rhythms from common scholar sense. To analyze this dates, through studying cases, we adopt abdutive method from clue paradigm in according to Carlo Ginzburg's studies. Beside this research model, understanding the customer, language and the relationship between them during the wrinting process of acquisition, we adopt socialhistory languages theories of development and of learning, applied in Vigotsky's concepts and constitutive language concept described by Franchi.-
Formato: dc.format146 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectDisturbios da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Letras-
Título: dc.titleA singularidade nos processos de alfabetização sob uma perspectiva indiciária-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.