
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Weinhardt, Marilene, 1952- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Autor(es): dc.creator | Jasinski, Isabel Cristina, 1970- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:44:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:44:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1998 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24434 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24434 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Marilene Weinhardt | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 1998. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração : Literatura brasileira | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Os meios diferenciados de expressão redimensionam, atualmente, as fronteiras das linguagens tornando-as tão mutáveis quanto as virtualidades da palavra. Os sentidos se associam no exercício da escrita e exigem a cumplicidade leitora. Os meios de comunicação de massa, entre eles o cinema e o romance policial, estão arraigados na nossa identidade cultural a ponto de se tornarem referentes para a representação literária em obras como The Buenos Aires affair e Onde andará Dulce Veiga?. Discursos diferenciados, como os que compõem o cinema e o romance policial, delineiam formas perceptivas de mundo, determinadas culturalmente e configuradas literariamente. Ao serem absorvidas pelo romance se transformam em articuladoras de significado de acordo com a intencionalidade da consciência narrativa. As imagens criadas pelo emprego da expressividade cinematográfica por meio da palavra literária criam um jogo de espelhos onde os sentidos se desdobram. As imagens consagradas pelos mass media se associam a outros fragmentos de imagens através do movimento da linguagem, como em Manuel Puig, ou da memória, como em Caio Fernando Abreu. Em um labirinto de fragmentos dispersos de imagens sem referentes fixos, o mistério torna-se o fio condutor para o desvendamento da incompreensão humana. | - |
| Descrição: dc.description | Resumen:Los medios diferenciados de expresión redimensionan, actualmente, las fronteras de los lenguajes haciéndolas tan mutables como las virtualidades de la palabra. Los sentidos se asocian en el ejercicio de la escritura y exigen la complicidad lectora. Los medios de comunicación de masa, entre ellos el cine y la novela policíaca, ya están enraizados en nuestra identidad cultural a punto de volverse referentes para la representación literaria en obras como The Buenos Aires affair y Onde andará Dulce Veiga?. Discursos diferenciados, como los que componen el cine y la novela policíaca, plantean formas perceptivas del mundo, determinadas culturalmente y configuradas literariamente. Cuando son absorbidas por la novela se transforman en articuladoras de significados según la intencionalidad de la conciencia narrativa. Las imágenes creadas por el empleo de la expresividad cinematográfica por medio de la palabra literaria crean un espejismo donde los sentidos se desdoblan. Las imágenes consagradas por los mass-media se asocian a otros fragmentos de imágenes a través del movimiento del lenguaje, como lo que ocurre en Manuel Puig, o lo que hace Caio Fernando Abreu, lo de la memoria. En un laberinto de fragmentos dispersos de imágenes sin referentes fijos, el misterio se vuelve el hilo conductor para el desvendamiento de la incomprensión humana. | - |
| Formato: dc.format | vii, 196 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de massa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ficção policial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Letras | - |
| Título: dc.title | O olhar cinematográfico e a voz do enigma : uma leitura de The Buenos Aires affair e Onde andará Dulce Veiga? | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: