An investigation into university student's beliefs about reading in english as a foreign language

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGruginski, José Erasmo, 1944--
Autor(es): dc.contributorWatkins, Michael Alan, 1944--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorPupo, Joana D'Arc Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:36:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:36:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-16-
Data de envio: dc.date.issued1996-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/24426-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24426-
Descrição: dc.descriptionOrientador: José Erasmo Gruginski-
Descrição: dc.descriptionCo-orientador: Michael Alan Watkins-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 1996-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração : Língua inglesa-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The aim of this study is to assess, in the light of some well-known theories of reading, beliefs about reading in general and, particularly, beliefs about L2 reading of EFL university students attending the first year of the "Licenciatura em Letras-Inglés" and "Inglês-Português" courses at the Universidade Federal do Paraná. The data was collected through a closed questionnaire with 21 Likert-scale items covering 5 areas of beliefs: reading in general, meaning and interpretation, L2 reading, reading strategies and, finally, the pedagogy of reading. The findings in this study led to the conclusion that these students still have ideas derived from exclusive bottom-up models of reading as well as ideas based on more current approaches to reading.-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo desta dissertação é investigar, à luz de conhecidas teorias sobre leitura, as concepções de leitura em geral e, especificamente, de leitura em língua estrangeira dos alunos do 1- ano dos cursos de Letras-Inglés e Inglês-Português da Universidade Federal do Paraná. As informações foram coletadas através de um questionário fechado contendo 21 idéias sobre leitura, abrangendo 5 categorias: leitura em geral, significado e interpretação, leitura em L2, estratégias de leitura e, finalmente, o ensino de leitura. Este estudo nos possibilitou constatar que tanto idéias derivadas de modelos de leitura exclusivamente ascendentes como idéias derivadas de modelos de leitura mais atuais estão presentes nas concepções desses alunos.-
Formato: dc.format185 f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - Estudo e ensino - Estudantes universitarios-
Palavras-chave: dc.subjectInteresses na leitura-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Letras-
Título: dc.titleAn investigation into university student's beliefs about reading in english as a foreign language-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.