
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Kulczynskyj, Wolodymyr, 1928- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Autor(es): dc.creator | Valerio, Andrea de Macedo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:06:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:06:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1998 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24421 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24421 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Wolodymyr Kulczynskyj | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação tem por base as idéias e considerações apresentadas no livro Metaphors We Live By, de LAKOFF e JOHNSON (1980), onde investiga-se a influência mútua entre os processos mentais e a linguagem e, mais especificamente, como os conceitos metafóricos afetam a maneira pela qual pensamos, nos comportamos e nos comunicamos. O objetivo deste trabalho é estabelecer uma associação entre os conceitos metafóricos, conforme descritos no livro supramencionado e o significado de uma série de phrasal verbs. Compreender conceitos metafóricos pode ser uma ferramenta valiosa no processo de dominar o emprego de phrasal verbs por ser um meio de substituir a tarefa tediosa de aprender de cor longas listas por uma consciência significativa dos mecanismos cognitivos existentes por trás da estrutura dos phrasal verbs. Embora não seja objetivo desta dissertação propor novas técnicas de ensino, poderá servir de instrumento ao estudante de inglês para entender o uso e a classificação dos phrasal verbs. Tradutores e professores poderão, também, achar útil este estudo em seu trabalho. Os phrasal verbs aqui analisados foram selecionados devido a sua ampla gama de ocorrência em inglês coloquial e por serem formados com o acréscimo das partículas 'up ' and 'down ', partículas essas extensivamente utilizadas por LAKOFF e JOHNSON (1980) para explicar os conceitos metafóricos | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation is grounded on ideas and considerations stated in the book Metaphors We Live By, by LAKOFF and JOHNSON (1980), where it has been investigated the mutual influence between thinking processes and language and, more specifically, how metaphorical concepts affect the way we think, behave and communicate . The purpose of this dissertation is to establish an association between metaphorical concepts as described by the aforementioned book and the meaning of a set of phrasal verbs. The understanding of metaphorical concepts can be a valuable tool in the process of mastering the employment of phrasal verbs since it is a means of replacing the tedious task of learning by heart long lists by a meaningful awareness of the cognitive mechanisms behind the structure of phrasal verbs. Although the purpose of this dissertation is not proposing new teaching techniques, it may serve the ESL (English as a Second Language) learner as an instrument to understand the use and classification of phrasal verbs. Translators, instructors and teachers may also find this dissertation helpful in their work. The phrasal verbs analyzed herein were selected due to their wide scope of occurrence in colloquial English and because they consist of the verbs plus the particles 'up' and 'down' and these particles are largely used by LAKOFF and JOHNSON (1980) in order to explain metaphorical concepts. | - |
| Formato: dc.format | 88f. ; 30cm. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metafora | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Título: dc.title | Establishing associations between phrasal verbs and metaphors : an attempt to explain the meanings of a set phrasal verbs through metaphorical concepts | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: