Infância e discurso : contribuições para a avaliação da linguagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMenon, Odete Pereira da Silva, 1953--
Autor(es): dc.contributorErthal, Cecilia Inês-
Autor(es): dc.contributorGuindaste, Reny Maria Gregolin, 1949--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorPan, Miriam Aparecida Graciano de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:07:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:07:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-07-
Data de envio: dc.date.issued1995-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/24396-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24396-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Odete Pereira da Silva Menon-
Descrição: dc.descriptionCo-orientador: Cecília Inês Erthal-
Descrição: dc.descriptionCo-orientador : Reny Maria Gregolin Guindaste-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Linguística de Língua Portuguesa. Defesa : Curitiba, 1995-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho consiste na análise lingüística de produções orais e gráficas de uma criança com importantes dificuldades para se apropriar da escrita. Inspirou-se em uma concepção de linguagem que contempla suas condições de produção no contexto de interação, que permite uma avaliação/intervenção reveladora das construções lingüísticas no processo de desenvolvimento. Este procedimento afasta-se das metodologias clássicas de diagnóstico que efetuam uma análise de ordem cognitiva ou puramente nosográfica das categorias lingüísticas. Inicia-se com uma discussão teórica que busca a aproximação dos pensamentos de Bakhtin e Vygotsky na tentativa de se estabelecer uma visão epistemológicamente coerente sobre infância e linguagem. Segue, no segundo capítulo, com uma revisão de pesquisas na área de aquisição da linguagem no Brasil, consideradas sócio-interacionistas em suas bases teóricas, com destaque aos trabalhos de Claudia Lemos, Cecília Perroni, Maria Laura Mayrink-Sabinson e Ana Luiza Smolka. Esta orientação teórica levou à metodologia de coleta do material empírico presente no terceiro capítulo. Os elementos de análise identificados no quarto capítulo tiveram suas bases nas teorias de aquisição e patologias da linguagem acrescidas de uma visão social e cultural da linguagem e da infância.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This work is an analysis of oral and graphic productions done by a child that presents learning disabilities related to reading and writing. This paper was inspired by a language conception which contemplates the child's production conditios within a interactive context. This context allows for an evaluation/interpretation that revels linguistic construction in the developmental process. The procedure used here differs from the classic diagnostic methods through an analysis of the nosology of linguistic categories. The paper opens with a theoretical discussion on the thoughts of Bakhtin and Vygotsky where the authors try to establish an epistemological coherent vision on infancy and language. The second chapter presents a literature review on language acquisition. Brazilian "socio-interactive" scientists and authors such as Claudia Lemos, Cecília Perroni, Maria Laura Mayrink-Sabinsin and Ana Luiza Smolka are highlighted in this chapter. Their theoretical orientation provided the methodology for gathering empirical data which are presented in the third chapter. The elements of analysis, identified in the fourth chapter, were based on acquisition theories and language pathologies combined with a socio-cultural vision on language and infancy.-
Formato: dc.formatvii, 181 f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDistúrbios da linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectDisturbios da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTeses - Letras-
Título: dc.titleInfância e discurso : contribuições para a avaliação da linguagem-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.