
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Iara Bemquerer, 1948- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Autor(es): dc.creator | Ghermacovski, Izabel Christina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:28:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:28:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2000 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24395 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24395 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Iara Bemquerer Costa | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 28/09/2000 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração : Linguística | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Nesta dissertação fazemos uma discussão teórica sobre o conceito de texto. Para tanto, apresentamos inicialmente algumas noções de texto cujos formuladores têm como preocupação aspectos da textualidade, tanto aqueles referentes aos processos internos ao texto quanto os que consideram o ouvinte/leitor e a situação de uso. Partindo da idéia de que a concepção de linguagem e de falante é o elemento organizador das noções apresentadas, destacamos que a linguagem muitas vezes é vista como uma realidade autônoma e auto-regulada, e a compreensão de falante, quando este é problematizado, aproxima-se do conceito moderno de indivíduo enquanto origem de seu dizer, percepções que trazem implicações para o processo de compreensão ou de leitura. Tentando nos contrapor à direção desses trabalhos, valemos-nos das idéias do Círculo de Bakhtin, cuja preocupação com a linguagem em sua integridade viva e concreta e seu entendimento do sujeito enquanto ser socialmente constituído e internamente complexo levam-nos ao que denominamos de conceito de texto em dimensão discursiva. Por fim, tentamos mostrar as implicações disso traçando algumas possíveis análises, tendo como material empírico alguns textos cujo tema de debate circula em torno das ações dos sem-terra. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: In this work we discuss the concept of text. First, we present some notions of text whose authors propose to analyse texture aspects, as the aspects referring to internal elements as consider the hearer/reader and the communicative event or the language in use. Assuming that the concept of language and the speaker organize the notions of text presenting in that authors, we punctuate that the language, many times, is considered like a autonomous reality and internally regulate, and the speaker, when he/she is considered by the theories, is understood in terms of modern concept of person, namely, like source of his/her speech. These both way of view, as we pointed out, are very important to the process of comprehension or reading. We try to oppose these perspectives presenting the Circle Bakhtin's ideas: for him, the reality of language is the interaction, and the subject is internally complex and socially constituted. This point of view base our comprehension of text in discursive dimension. Finally, we try to show the implication of this notion and trace some analyses using some texts that discuss the landless peasents' actions. | - |
| Formato: dc.format | viii, 103 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Critica textual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Letras | - |
| Título: dc.title | O texto em dimensão discursiva | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: