
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Renaux, Sigrid, 1938- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Autor(es): dc.creator | Cesar, Ligia Vieira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:20:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:20:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1990 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24378 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24378 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Sigrid Paula M.L.S. Renaux | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 1990 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração : Literaturas de língua inglesa | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo comparativo pretende examinar a ideologia e contra-ideoiogia dos textos poéticos de Bob Dylan e Chico Buarque, na literatura de protesto surgida entre a década de 1960 até 1975. A presente dissertação estrutura-se em dois capítulos: I Bob Dylan e II Chico Buarque, subdivididos em três partes,respectivamente . Na Introdução, são estabelecidos os objetivos e a metodologia utilizada na tese. A seguir, apresentamos estudos distintos sobre a história da música popular norte-americana, da origem da balada ã canção de protesto; e da origem do samba ã criação de um ritmo genuinamente brasileiro, a Bossa Nova e sua variante, a Bossa Nova participativa, tentando evidenciar, em ambos os contextos, a canção como veículo-manifesto das reivindicações sociais. Estabelecemos, então, as influências políticoliterárias da contracultura em Bob Dylan e o contexto histórico pré e pós-64, vivenciado por Chico Buarque. Em seguida, analisamos o conteúdo ideológico e contra-ideológico das canções de Bob Dylan, enquanto poeta engajado na "folk music revival" ea temática das canções de resistencia e de conteúdo órfico de Chico Buarque. Ao concluirmos este trabalho, procuramos demonstrar que, apesar das dissemelhanças culturais e políticas, estes autores se coadunam ideologicamente, na temática de protesto e nas formas composicionais de suas canções. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This comparative study intends to examine the ideology and counter-ideology of Bob Dylan's and Chico Buarque's songs in the literature of protest of the 60's and 70's. Our study consists of two chapters: (I) Bob Dylan and (II) Chico Buarque, subdivided in three different parts. In the Introduction, we establish the aims and the methodology used in the thesis. After that, we present distinct studies on the history of the American popular music from the ballad to the protest-song; and from the origin of the "samba" to the creation of a genuine Brazilian rhythm - the "Bossa Nova" and its variation, the "Bossa Nova participativa" trying to emphasize, in both contexts, the song as a manifestation vehicle for social change. In addition, we establish the political and literary influences of the counterculture in Bob Dylan and the political context before and after '64, experienced by Chico Buarque. Next, we analyse the ideological and counter-ideological context in Bob Dylan's songs, as an "engagé" poet in the folk music revival; and the thematic of the protest songs and the Orpheus appeal in Chico Buarque's songs. In the conclusion we try to demonstrate that in spite of the cultural and political differences, these authors have a similar ideology in their thematic of protest and in the compositional forms of their songs. | - |
| Formato: dc.format | v, 107 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dylan, Bob - Crítica e interpretação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Buarque, Chico, 1944- - Crítica e interpretação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPq | - |
| Título: dc.title | Poesia e política nas canções de Bob Dylan e Chico Buarque | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: