
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Godoy, Elena, 1947- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Watkins, Michael Alan, 1944- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Autor(es): dc.creator | Foohs, Marcelo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:37:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:37:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1996 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24371 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24371 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Elena Godoi | - |
| Descrição: dc.description | Co-orientador : Michel Watkins | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 1996 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração : Língua inglesa | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation sets out to build a semantic framework for the English present perfect capable of accounting for: [1] the opposition between the English present perfect and the simple past, [2] the classification of the English present perfect into the category of tense, [3] the ambiguity of the English present perfect with durational adverbs and [4] McCawley's primary readings of the present perfect (1971). In chapter 1, the widespread notions of "indefiniteness" and "current relevance," used to characterize the opposition between the English present perfect and the simple past, are identified in five well-known grammar resource books utilized by EFL teachers. It is argued that these notions fail ultimately to characterize this opposition. In chapter 2, four tense theories are disciissed in relation to the present perfect: [1] Reichenbach's (1948), [2] Bull's (1960), [3] Allen's (1967) and [4] Comrie's (1985). None of them, however, is found to be suitable to accommodate the present perfect comfortably. In consequence, the need of a new model is pointed out. In chapter 3, the "extended-now" interpretation of the present perfect is discussed in detail, and Declerck's tense model (1986) is presented as capable of accounting for it and for the opposition between the present perfect and the simple past. In chapter 4, a semantic model for the present perfect is developed, based on Declerck's (1986) tense model and Godoi's (1992) definitions of "Aspectual Classes" and "Aspect". It is argued that this model is capable of: [1] offering a new semantic frame to analyze the ambiguity of the present perfect with durational adverbs; [2] providing a new semantic interpretation for McCawley's primary readings (1971). It is also argued in this chapter that the English present perfect is a "tense" and not a marker of "aspect" as claimed by Comrie (1976/1985). Finally, in chapter 5, we compare the English present perfect with Portuguese tenses and suggest some key concepts that, according to our analysis, are considered fundamental to an unequivocal understanding of this tense. | - |
| Formato: dc.format | vii, 164 f. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingua inglesa - Verbos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Letras | - |
| Título: dc.title | Present perfect : a semantic framework | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: