
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Reichmann, Brunilda Tempel, 1946- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Autor(es): dc.creator | Branco, Elizabeth Hey | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:43:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:43:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1988 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24339 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24339 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Brunilda Reichmann | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Curso de Pós-Graduação em Letras | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração : Língua inglesa | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : Stream of consciousness is a term used to indicate a literary technique developed mainly by writers of this century. This technique presupposes a specific treatment of the characters' psychic contents. In this dissertation we focus on one of the types of stream of consciousness classified by Robert Humphrey as the direct interior monologue. Especially in this type of stream, Humphrey observes a rupture in respect to the conventions of the linguistic code. We selected the monologue of the character Molly Bloom, found in Ulysses, written by James Joyce, to proceed on a linguistic study which is based on the theory of textual cohesion, systematized by Halliday and Hasan, in Cohesion in English. Through an analysis of the cohesive categories present in the referred text, we pointed out to a series of relations considered as characterizing aspects of the direct interior monologue. However, many of the cohesive relations identified in the monologue, in order to be completely understood, needed explanations based not only in the system of the language but references to other codes. Texts of this type demand a mature reader, able to process not only with his linguistic competence, but also with his cultural, ideological and cognitive competences. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Fluxo de consciência é um termo empregado para indicar uma técnica literária desenvolvida principalmente por autores deste século. Esta técnica pressupõe um tratamento específico dos conteúdos psíquicos de personagens. Nesta dissertação é tematizado um dos tipos de fluxo de consciência, o monólogo interior direto, assim classificado pelo teórico da literatura Robert Humphrey. Especialmente neste tipo de fluxo Humphrey observa uma ruptura com respeito às convenções do código lingüístico. Escolhemos o monólogo da personagem Molly Bloom, encontrado na obra Ulysses, de James Joyce, para procedermos a um estudo de aspectos lingüísticos relacionados à teoria da coesão textual, sistematizada por Halliday e Hasan, em Cohesion in English. Através de uma análise das categorias coesivas presentes no texto indicado, explicitou-se uma série de relações consideradas como identificadores do monólogo interior direto. Contudo muitas das relações coesivas identificadas no monólogo demonstraram necessitar para sua compreensão não só de referenciais presentes no sistema da língua, mas de explicações provenientes de outros códigos. Este tipo de texto literário exige um leitor maduro, capaz de operar não só com sua competência lingüística, como também com sua competência cultural, ideológica e cognitiva. | - |
| Formato: dc.format | iv, 102 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Joyce, James, 1882-1941 - Crítica e interpretação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Título: dc.title | Molly's monologue in Ulysses : an analysis of textual cohesion | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: