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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Chaves Neto, Anselmo 1945- | - |
Autor(es): dc.contributor | Cumin, Liliana Madalena Gramani, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Métodos Numéricos em Engenharia | - |
Autor(es): dc.creator | Machnicki, Antônio Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:08:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:08:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-09-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-09-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-09-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/24298 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24298 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O sistema educacional brasileiro abrange as esferas federal, estadual e municipal e é composto de instituições públicas e privadas. Este trabalho investiga quais as variáveis estruturais, pedagógicas e auxiliares (sociais) que melhor se correlacionam com o ensino e como cada estrutura escolar responde aos interesses da aprendizagem. Avaliou-se doze variáveis estruturais, doze variáveis pedagógicas e trinta e quatro variáveis auxiliares. As pesquisas foram feitas, com amostra estratificada, em vinte e duas escolas públicas da região sul do Paraná. As técnicas de análise foram a estatística multivariada de dados com a análise fatorial, análise de componentes principais, análise de agrupamentos e análise de regressão linear múltipla, aplicadas a cada conjunto, isoladamente, fornecendo subsídios que sustentam as metas do trabalho. A análise fatorial foi eficaz na redução do número de variáveis identificando os conjuntos que melhor representam cada estrutura. As componentes principais fornecem uma visão geral do poder explicativo de cada componente e do modelo como um todo auxiliando o pesquisador na tomada de decisão. Os dendrogramas dão uma visão gráfica de cada conjunto de variáveis, fornecendo, pela similaridade, novos agrupamentos que podem ser tomados isoladamente para estudo ou servem de comparação para os grupos da análise fatorial. A análise de regressão é usada para identificar possíveis estruturas que possam servir de exemplo para que outras instituições de ensino tomem como modelo a ser seguido. Os resultados apontam os conjuntos de variáveis que melhor se correlacionam e indicam quais instituições de ensino apresentam as melhores estruturas físicas, pedagógicas e auxiliares (sociais) que servem de parâmetros tanto para a alocação de recursos financeiros como para o gerenciamento escolar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | Estudo e aplicação da análise multivariada na validação das estruturas físicas e padagógicas de escolas públicas do estado do Paraná na Região Sul | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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