Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sánchez García, Laura, 1957- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Paula Junior, Lauro José de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:40:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:40:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24270 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24270 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Drª Laura Sánchez Garcia | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 28/08/2009 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 72-75 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Reduzem-se barreiras na comunicação entre pessoas de diferentes culturas e países, promovida por recursos tecnológicos de informática e comunicação à distância, no contexto do processo dito de "globalização". Outra comunidade, a de pessoas surdas, necessita romper também estas fronteiras e um dos caminhos a ser seguido é aprender a Língua Portuguesa. Para avaliar este aprendizado foi desenvolvida por Fernando Capovilla, uma bateria de onze testes, por meio dos quais um aluno surdo pode ser avaliado a fim de se aferir um resultado do grau de conhecimento de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)/Língua Portuguesa. A presente dissertação descreve o desenvolvimento de um protótipo computacional WEB baseado na referida metodologia utilizada para desenvolver os onze testes. Este sistema poderá ser utilizado para a execução dos testes pelos alunos surdos em todo o território nacional. O trabalho descreve os desafios do projeto, assim como a solução constituída, determinada por conceitos da área de Interação Humano Computador e pelas restrições contextuais. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Barriers are broken in communication between people of different cultures and countries, promoted by technological resources of computer science and distance communication in the context so called "globalization" . Another community, the deaf people, needs to break these boundaries. One of these paths they have to choose start to learning Portuguese. Fernando Capovilla developed eleven tests with the target to measure the degree of knowledge on LIBRAS (Brazilian Sign Language) and Portuguese in deaf student children. This dissertation explores the development of a Web computational prototype based on the mentioned methodology used to type the eleven tests. This system could be used to execute the tests countrywide by the students. The work describes the challenges of the project, as well the built solutions, determined by concepts in Human-computer Interaction area and its contextual restrictions. | - |
Formato: dc.format | 75f. : il.[algumas color.], grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação homem-máquina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças surdas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da computação | - |
Título: dc.title | Avaliação de capacidades associadas à alfabetização bilíngue de crianças surdas : um protótipo de sistema Web baseado numa metodologia da psicologia experimental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: