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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Abreu, Claudia Barcelos de Moura, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Duarte, Ana Carolina Soares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:38:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:38:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24240 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24240 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Claudia Barcelos de Moura Abreu | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/08/2007 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 101-105 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação expõe uma investigação realizada em uma empresa de eletrodomésticos de linha branca, sediada em Curitiba, com o objetivo de estudar a dimensão práxica do trabalho, no contexto da reestruturação produtiva. Tratando-se de um estudo de caso, ao mesmo tempo em que se apoiou na literatura referente às novas condições de trabalho sugeridas pela reestruturação e pela compreensão do trabalho em sua dimensão ontológica e práxica, buscou-se na empresa dados referentes ao objeto de estudo, fornecidos por meio de entrevistas realizadas com funcionários previamente selecionados. Discutiu-se, portanto, de que forma a relação teórico-prática se estabeleceu, a partir da introdução de novas tecnologias no processo, das novas técnicas de gestão, especialmente o programa Kaizen, e das novas demandas por formação on-the-job e off-the-job. Procurou-se ressaltar como as novas mediações com o conhecimento tornaram-se possíveis, mesmo ainda subordinadas à divisão do trabalho. Finalmente, o estudo tentou reconhecer o movimento contraditório existente na compreensão da forma e do conteúdo do trabalho, derivado do processo de readequação do modelo de produção na referida empresa. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation shows a research made in a white goods industry, situated in Curitiba - PR, with the purpose to study the labor praxis dimension on the global production chain restructuring. Being about a case study, it was based on the literature and on the data obtained through interviews with the companys employees. Therefore, its analyses as the theoretician-practical relation have been established, starting from the introduction of new technologies in the process, of the new techniques of management, especially the Kaizen program, and of the new demands for formation on-the-job and off-the-job. Additionally, it ooked for to stand out how the new mediation with the knowledge had become possible, even being subordinated to the division of the work. Finally, this dissertation tries to recognize the existing contradictory movement in the understanding of the works form and content, which drift of the process of re-adequacy of the model of production in the related company. | - |
Formato: dc.format | 129 f. : il., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalhadores da indústria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalhadores da indústria - Escolarização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho - Produção (Teoria econômica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A dimensão práxica do trabalho em contexto reestruturado : um estudo de caso na indústria de linha branca | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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