Lazer na infância : possibilidades e limites para vivência do lazer em espaços públicos na periferia de Curitiba/PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRechia, Simone-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorTschoke, Aline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:33:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:33:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/24220-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24220-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Simone Rechia-
Descrição: dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Biológicas, Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao Física. Defesa: Curitiba, 30/03/2010-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 82-85-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentraçao: Exercício e esporte-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tematiza os espaços destinados ao lazer das crianças, localizados em uma área de vulnerabilidade social do Bairro Uberaba, na cidade de Curitiba, sua constituição, usos e formas de apropriação. Esta investigação foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, fundamentalmente empírica. Os instrumentos metodológicos utilizados foram: aplicação do protocolo de análise descritiva nos espaços públicos; observação das formas de apropriação dos espaços em diferentes tempos; entrevistas com lideranças locais e análise interpretativa utilizando a triangulação dos dados coletados. Os espaços públicos de lazer das crianças identificados nessa pesquisa foram: (1) jardinete, (2) praças, (1) escola e o espaço da rua. Conclui-se que existem poucas possibilidades para a vivência do lazer infantil nos espaços delimitados na pesquisa, as quais, quando experienciadas, são favorecidas pela oferta de alguns equipamentos e por ações isoladas de iniciativas comunitárias, entretanto, os espaços se encontram esvaziados. Também emergem limites que dificultam e até mesmo impedem a apropriação por parte das crianças, tais como: violência, o vazio dos espaços, a raridade de ações no âmbito do esporte e lazer, a ausência dos pais no cotidiano, assim como questões relacionadas a gestão e administração dos espaços. Considera-se que a infância dessas crianças está sendo vivida de forma reduzida e são poucas as possibilidades nesse contexto para a vivência do lazer.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This paper deals with leisure spaces for children, located in an area of social vulnerability of district Uberaba, in the city Curitiba, its constitution, usages and forms of ownership. This investigation was supported in a qualitative approach, essentially empirical. The methodological instruments used were: implementation of the protocol of descriptive analysis in public spaces, observing the forms of appropriation of spaces at different times, interviews with local leaders and interpretive analysis using triangulation of data collected. The public spaces of leisure for children identified in this study were: (1) Jardinet, (2) squares, (1) school and the street space. We conclude that there are few possibilities for children leisure experience in the researched spaces, which when experienced is due to some equipment and isolated actions of community initiatives, however spaces are emptied. Also emerge as limits that hinder and even prevent the ownership of children, such as violence, the empty spaces, the rarity of actions within the sport and eisure, the absence of parents in the daily life as well as issues related to management and administration of spaces. It is considered that the childhood of these children is being experienced in reduced form and there are few possibilities in this context for the leisure experience.-
Formato: dc.format93f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectLazer-
Palavras-chave: dc.subjectEspaços publicos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Título: dc.titleLazer na infância : possibilidades e limites para vivência do lazer em espaços públicos na periferia de Curitiba/PR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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