
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosário, Heleno Brodbeck do | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:17:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:17:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24172 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24172 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/11/2009 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 74-78 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa tem por eixo central a reflexão em torno da categoria Empatia Histórica e de suas implicações para a Didática da História tendo como pressuposto o campo teórico da Educação Histórica. A Empatia Histórica foi valorizada originalmente por Peter Lee em suas análises sobre a compreensão de alunos ingleses acerca do passado, nas quais idéias de "empatia-realização" e de "empatia-disposição" foram lançadas, deixando questões abertas principalmente no que diz respeito à empatia-disposição. A partir das ponderações iniciais de Lee em confronto com as idéias de Mattozzi (2005) e Loraux (1992), construiu-se um percurso teórico que permite ampliar a abrangência da categoria em questão no sentido de considerar o pensamento anacrônico e os sentimentos em relação ao passado como parte da "disposição" de orientação dos sujeitos no tempo, e, portanto, também como constitutivos da Empatia Histórica. Essa construção define possibilidades de análise teórica para a questão de investigação proposta, que tem como objetivo verificar se ocorre e como ocorre a relação empática histórica entre jovens alunos de periferia urbana com determinados conteúdos da História a partir de um RAP, tendo em vista que este gênero musical é reconhecido como um elemento da cultura primeira desses alunos. A partir do estudo empírico, realizado numa classe do oitavo ano de escolaridade, é possível afirmar que dois fatores tiveram grande influência na relação empática estabelecida entre os jovens alunos e os sujeitos do passado: um, a experiência da condição juvenil de setor popular dos próprios alunos, a qual é uma experiência marcada pelo sofrimento (DUBET, 1994; MARGULIS, 1996) e o outro, a explicitação/denúncia da exclusão social e da violência contra afro-descendentes e pobres presentes no RAP utilizado no estudo. Por meio de sua experiência, os alunos se sensibilizaram para a História e estabeleceram um grau de compreensão da experiência de sujeitos em outro tempo, explicitando um tipo de empatia histórica. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The focus of the research is the reflection about the category Historical Empathy and its implication for History Didactics by the theoretical field of the Historical Education. Historical Empathy was originally valorized by Peter Lee in his analyses about the past comprehension thought of the English students, in which the ideas of empathy as a "realization" and empathy as a "disposition" were explicited, but not with an enough development, especially in what refers to the "disposition". Starting by Lee affirmations and confronting them with the ideas of Mattozzi (2005) and Loraux (1992), a theoretical construction was developed iving possibilities to the enlargement of the mentioned category, considering anachronical thought and feelings of the past as a part of the "disposition" of orientation of people in time, and making part of the Historical Empathy. This construction defines some possibilities of theoretical analysis to the proposed question of investigation, which the objective is to verify if occurs and how occurs the historical empathetical relation between young students of an popular urban neighborhood and some subjects of History starting from a RAP, knowing that this kind of music is recognized by an element of the first culture of that students. From the empirical study, that was realized at a class of the eightieth grade of schooling, it is possible to affirm that two factors had influenced the empathetical relations established between the young students and people of the past: first, the experience of their condition as young people of a popular neighborhood, experience that is signed by suffering; second, the denunciation of the social exclusion and violence against afro-descendents and poor people that the utilized RAP presents. Through their experience, the students were sensitized for History and have established a level of comprehension of the experience of people in other time, wich explicites a kind of historical empathy. | - |
| Formato: dc.format | 96 f. : il., tab. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historia - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Musica na educação fisica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação não-formal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Por uma vida sem treta : experiência social de jovens alunos de periferia urbana, rap, didática da história e empatia histórica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: