Percepções e preferências dos estudantes de ciências contábeis das universidades federais do sul do Brasil em relação ao ensino

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEspejo, Marcia Maria dos Santos Bortolocci-
Autor(es): dc.contributorBufren, Leilah Santiago-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Contabilidade-
Autor(es): dc.creatorGassner, Flavia Pozzera-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:09:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:09:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2010-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2010-08-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/24170-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24170-
Descrição: dc.descriptionResumo: Na atual “Era da Informação”, em que o conhecimento é o ativo mais valioso de uma pessoa, é fundamental que os esforços educativos se dêem no sentido de maximizar o aprendizado dos alunos, principalmente no tocante ao ensino superior, o qual forma, além de profissionais, cidadãos conscientes, aptos a contribuírem com o desenvolvimento da sociedade como um todo. No entanto pesquisas científicas mostram que o ensino universitário ainda apresenta deficiências no que tange a didática e a metodologia utilizadas por seus professores. No intuito de contribuir com essa área de pesquisa, este trabalho apresenta as percepções e as preferências, em relação ao ensino, dos alunos de Ciências Contábeis das universidades federais do sul do Brasil, trazendo um arcabouço teórico que abrange desde a história da Contabilidade até metodologias de ensino utilizadas especificamente nessa área do conhecimento. Tendo sido inspirado na pesquisa de Godoy (1989), este estudo verifica aspectos relacionados aos constructos: estruturação e facilitação do ensino, organização da disciplina, ambiente sócio-emocional e, por fim, estratégias de avaliação. As análises dos dados obtidos nesse estudo apontam para uma divergência entre as percepções e as preferências, em relação ao ensino, dos discentes que foram alvo desta investigação. Alguns exemplos mais significativos dessas diferenças são as variáveis que dizem respeito a: apresentação resumida do conteúdo ministrado em aula; ministrar aulas de forma variada; entusiasmo pelo trabalho docente; e avaliação por provas em grupos. Em tópico específico essas disparidades são analisadas mais profundamente, evidenciando possíveis pontos de melhoria para os professores de cursos de graduação em Ciências Contábeis que considerarem necessário rever suas atitudes e seus padrões mentais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titlePercepções e preferências dos estudantes de ciências contábeis das universidades federais do sul do Brasil em relação ao ensino-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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