Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sánchez García, Laura, 1957- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Bueno, Juliana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:29:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:29:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24146 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24146 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Laura Sanchez García | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 28/08/2009 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 89-94 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A percepção leiga das dificuldades que as pessoas com necessidades especiais, mais especificamente os surdos, enfrentam para sua plena inclusão social determinou a motivação do presente trabalho. Este partiu do princípio da necessidade de contribuir para o aprendizado do Português por crianças surdas que têm a Libras como sua primeira língua. Com este intuito, pensou-se que um ambiente via Internet que atraísse as crianças para conversas informais e, posteriormente, para atividades de expressão (oral e escrita), projetado levando em consideração suas características especiais, seria propício. A idealização do ambiente necessitou de uma extensa pesquisa como passo metodológico fundamental, do qual originou-se a identificação de três conjuntos de requisitos que deram lugar as possibilidades do ambiente e às linhas gerais das soluções de interface e interação. Finalmente, foram descritas as características gerais do artefato tecnológico buscado, que consistem numa relação de aplicações a fazerem parte da ferramenta, dos requisitos que devem ser atendidos na sua realização, e num esboço preliminar da sua arquitetura. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The naive understanding of the difficulties that the people with special handicap, more precisely the deaf, face towards their full social inclusion has determined the motivation for this research. This affort has started from the need to contribute to the learning process of Portuguese by deaf children which have Libras as their first language. With this aim, it was thought that a charming on-line environment made for children with informal chating capabilities and, shortly after, access to expression activities such as writen and oral, designed thinking about their special needs, would be adequate. The idea of this environment required a broad research as a fundamental step, which came from the identification of three sets of requirements that lead to all the possibilities demanded from of the environment and to its interface solutions general lines. Finally, the general caracteristics of the tecnological artifact were detailed, which consist of a number of aplications related to the tool, its requiriment and a first draft of its architecture. | - |
Formato: dc.format | 108f. : il.[algumas color], grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interfaces (Computador) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos - Meios de comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças surdas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da computação | - |
Título: dc.title | Requisitos para um ambiente de comunicação como ferramenta de apoio à alfabetização bilingue de crianças surdas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: