Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Krüger, José Adelino | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Construçao Civil | - |
Autor(es): dc.creator | Amancio, Rosa Carolina Abrahão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:49:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:49:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-07-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-07-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-07-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/24130 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24130 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Durante as fases de projeto vários fatores de construtibilidade se mostram relevantes no sentido de influenciá-las, com o objetivo de facilitar a execução da obra. Alguns fatores se revelam mais mportantes do que outros, dependendo dascaracterísticas dos escritórios, dos projetistas e das obras. O objetivo deste trabalho foi identificar os fatores de construtibilidade que influenciam o processo de projeto na construção civil. Foram listados fatores de construtibilidade coletados na literatura e submetidos a duas avaliações. Na primeira delas, foram realizados quatro estudos de casos em pequenos escritórios de arquitetura situados na cidade de Curitiba (PR), nos quais esses fatores foram cruzados com as fases do processo de projeto, de modo que os arquitetos indicassem quais fatores eram mais importantes em cada caso. A segunda avaliação foi feita por juízes, profissionais e professores universitários, que selecionaram os fatores mais importantes a partir da lista inicial. A análise conjunta e comparativa das opiniões dos rofissionais e dos juízes revelou concordâncias e divergências entre a opinião acadêmica e a realidade profissional dos arquitetos, e permitiu a elaboração de uma lista de checagem, que pode ser aplicada em pequenos escritórios de arquitetura visando o aperfeiçoamento dos seus processos com a incorporação de fatores de construtibilidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | Identificação de fatores de construtibilidade que influenciam as fases do processo de projeto em pequenos escritórios de arquitetura | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: