O corpo na perfomance musical : movimentação cênica como parte do recital violinístico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChueke, Zélia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorCosta, José Roberto Froes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:45:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:45:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-18-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/24126-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24126-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Zélia Chueke-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 01/07/2010-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 94-96-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho resulta de um estudo sobre a participação do corpo na performance musical, desde a preparação do repertório até a sua apresentação no espetáculo, abordando-se o corpo do violonista não apenas como aquele que toca um instrumento, mas também buscando outras possibilidades de atuação, mais especificamente o elemento cênico. Verifica-se de que forma as experiências teatrais e de expressão corporal, podem auxiliar na performance do músico. Com base em referencial teórico explicitar-se-á a diferença entre performance e interpretação musical, a primeira como fruto da segunda. Através da relação entre corpo, música e técnica, serão enfatizados vários elementos considerados essenciais para uma melhor compreensão musical e, conseqüentemente, para a prática da performance musical. Estabelecendo analogias entre a performance musical e a performance teatral, assim como semelhanças e diferenças entre texto musical e texto literário, a proposta apresentada é de uma nova possibilidade de recital camerístico, tomando como exemplo três espetáculos realizados entre os anos de 2005 e 2009.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present work results of studies on musical performance, from preparation of a guitar repertoire to the public presentation, emphasizing the specific role of the body, not only from the actual erformance’s standpoint, but also looking for other possibilities, such as the combination of musical and scenic aspects. It becomes clear how the practice of musical performance can be enriched by theatrical experiences and body language in general. The difference between musical performance and interpretation will also be explored, the former always including the later. Establishing the relationship between body, music and technique, attention will be focused on several elements regarded as essential to a better understanding of music and consequently to a more pertinent musical performance. Analogies will be made between music and theatrical performance, suggesting alternatives to traditional chamber music presentations by means of various kind of artistic expression, this proposal will be illustrated by three different resentations that was held between 2005 and 2009.-
Formato: dc.format125f., il.[algumas color], tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Musica-
Palavras-chave: dc.subjectViolinistas-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance (Arte)-
Palavras-chave: dc.subjectExpressão corporal-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Título: dc.titleO corpo na perfomance musical : movimentação cênica como parte do recital violinístico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.