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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Zainko, Maria Amélia Sabbag | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Freitas, Patricia Lucia Vosgrau de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:18:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:18:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24123 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24123 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Maria Amélia Sabbag Zainko | - |
| Descrição: dc.description | Acompanha CD-ROM | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba,24/02/2010 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 134-137 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A expansão da Educação Superior brasileira no setor público é uma direção expressa no documento de campanha eleitoral de Lula da Silva: Uma Escola do Tamanho do Brasil. Este trabalho analisa as políticas públicas deste nível de ensino a luz das propostas, metas e diretrizes postas neste documento e dos escritos de CATANI (2006), Cunha (2003), DIAS SOBRINHO (2003), GISI (2003), MICHELOTTO (2003), MINTO (2006), OTRANTO (2006), SGUISSARD (1997), TRINDADE (2004), ZAINKO (2008), entre outros. O texto apresenta o atual cenário das construções das políticas educacionais nas últimas duas décadas. Pontua as fragilidades da herança deixada pelo governo Fernando Henrique Cardoso e a intenção do governo Lula da Silva para com a Educação Superior do país. Para tanto, estrutura um panorama histórico de possibilidades e entraves das Reformas Universitárias, oportunizando um redesenho da atual reforma através de apontamentos do Ministério da Educação. Para demonstrar as ações que demarcam a trajetória no alcance das metas deste governo, proporciona um cotejamento pelo Programa Universidade para Todos – PROUNI; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES; Lei de Inovação Tecnológica; Parcerias Públicas Privadas; Educação a Distancia – UAB; Educação Profissional - IFETs; Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Avalia os primeiros reflexos destas ações com base nos dados do Censo da Educação Superior, comparando dois sub-períodos: os cinco últimos anos do governo anterior e os cinco primeiros do atual governo, focando o Estado do Paraná na conjuntura Nacional. Esta análise identifica que a expansão de acesso, a elevação da qualidade e a efetivação do compromisso social estão sendo desafios reincidentes em todas as discussões, é necessário romper o discurso e balizar as políticas públicas para a Educação Superior por demandas sociais. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The Brazilian expansion of higher education in the public sector is a direction expressed in the electoral campaign document Lula da Silva: a school of Size of Brazil. This work examines the level public policies education in the light of the proposals, goals and guidelines put in this document. The text Displays the current scenario of educational policies on constructs the last two decades. He points out the weaknesses of the heritage left by the Government Fernando Henrique Cardoso and the intention of the Government Lula da Silva to Higher education in the country. For both historical structure a panorama possibilities and obstacles University reforms, a current reform through redesign of research of the Ministry of education. For demonstrate the actions that hold the trajectory in range of the goals of this the Government provides an cotejamento programmer for all – University PROUNI; National System of Evaluation of Higher Education – SINAES; law of Technological Innovation; Public Private Partnerships; Distance Education – UAB; IFETs Vocational Education; Restructuring and Expansion of Universities Federal – REUNI. Evaluates the first reflections of these actions based on data higher education census, comparing two periods: the last five years of the previous Government and the first five of the current Government with the State the national situation of Paraná. This analysis identifies that the expansion of access, quality and realization of social commitment are being challenges repeat offenders in all the discussions, it is necessary to break the speech and shape public policy for higher education for these demands. | - |
| Formato: dc.format | 137 f. : grafs., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - História - Brasil - 1998-2007 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Aspectos políticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reforma universitaria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Educação superior brasileira no período de 1998-2007 : propostas, metas e diretrizes, outro olhar sobre os mesmos problemas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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