Acústica e educação em música

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchmid, Aloísio Leoni-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Construçao Civil-
Autor(es): dc.creatorRocha, Leticia de Sá-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:49:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:49:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2010-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2010-07-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/24114-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24114-
Descrição: dc.descriptionResumo: As propriedades acústicas, significantes para uma boa sala de ensaio, estão fortemente relacionadas, à percepção dos músicos e à percepção da reverberação. Nesse sentido, a discussão sobre critérios acústicos preferenciais para sala de ensaio e prática de instrumento e canto procurou, nesta pesquisa, se iniciar pelos fundamentos de propagação do som em ambientes fechados, um breve histórico da pesquisa em acústica de salas de concertos e, também, sobre a qualidade musical afetada pela acústica. Dentre esses assuntos, o tempo de reverberação foi tratado com maior profundidade. O presente trabalho procurou investigar, por meio de uma revisão da literatura e também através da opinião de professores e alunos, os critérios acústicos preferenciais de sala de ensaio e prática de instrumento. Para isso, discutiuse sobre o pressuposto de que não se conhece um consenso na literatura ou entre os professores de instrumento e canto sobre critérios preferenciais para sala de ensino de música que promovam o máximo esenvolvimento do aluno como intérprete. Um estudo exploratório foi realizado por meio de investigação da literatura especializada e também por meio de um questionário aplicado a professores e alunos de instrumento e canto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Os fatores críticos de acústica, que eventualmente não permitem uma aprendizagem de sucesso, foram identificados, analisados e tabulados, para que se pudesse obter uma análise qualitativa da opinião desses respondentes. Por meio deste instrumento de pesquisa, foi possível estabelecer tendências que indicaram direções bastante simples na obtenção da acústica mais favorável para salas de música. A revisão bibliográfica, o questionário aplicado e a análise dos resultados vêm a corroborar para a confirmação do pressuposto.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleAcústica e educação em música-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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