Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Abreu, Claudia Barcelos de Moura, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Hellen Jaqueline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:32:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:32:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24099 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24099 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Claudia Barcelos de Moura Abreu | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 12/12/2008 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 105-109 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo da pesquisa é apontar o impacto da formação prática reflexiva na produção de conhecimento da área de formação de professores, a partir dos trabalhos apresentados e publicados pela ssociação Nacional de Pós Graduação em Educação (ANPED). Para o levantamento dos dados da pesquisa, destacamos os artigos apresentados e publicados em forma de comunicação oral, no Grupo de Trabalho (GT) Formação de Professores da ANPEd, a partir do ano 2000 até 2007, inc usive. Nesse levantamento, procuramos identificar os sentidos/significados atribuídos à categoria professor reflexivo na produção do conhecimento na área da Formação de Professores em Educação; captar o movimento de emergência das propostas acerca da prática reflexiva na pesquisa sobre a formação de professores e; problematizar os caminhos da formação profissional do docente a partir da produção do conhecimento sobre o tema. A seleção dos trabalhos analisados foi realizada em duas etapas: Inicialmente por meio das referências bibliográficas dos mesmos, totalizando 125 trabalhos dentre os 183 do total neste período. Em seguida, elucidamos alguns conceitos que permeiam a proposta da prática reflexiva, identificamos quais trabalhos possuíam tais conceitos em seu corpo teórico e selecionamos aqueles que apresentavam cinco ou mais conceitos dos que foram destacados. Nesta fase de seleção, totalizamos 22 trabalhos, os quais fizeram parte da nossa análise final. Para análise criteriosa dos trabalhos, construímos uma ficha de registro que nos possibilitou sintetizar as principais idéias dos autores e os pressupostos pistemológicos criticados e defendidos nos artigos publicados na ANPEd nos últimos oito anos. A análise da produção de conhecimentos baseou-se na metodologia de análise de conteúdo e na técnica de análise temática. este sentido, elencamos alguns elementos de análise convergentes nos trabalhos para a estruturação de nossa apresentação e discussão dos resultados. Esses elementos nos permitiram fundamentar algumas onsiderações em torno do conhecimento e prática pedagógica dos professores e futuros docentes. Os resultados nos permitiram perceber ainda, uma ampla representação das proposições para a prática-reflexiva, definida pelo autor Donald Schön, na produção de conhecimentos em educação/formação de professores no país e que indicam certas premissas fundamentais para o direcionamento dos currículos e cursos de formação. Premissas baseadas nas críticas à ciência e transmissão de conhecimentos científicos em favor da formação pela pesquisa da prática cotidiana e troca de experiências através da reflexão na ação, eflexão sobre a ação e sobre a reflexão na ação. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The objective of the paper is to show the impact of the reflective practice formation on production of knowledge of the area of teacher’s education, from the studies presented and published by the ational Association of Graduate in Education (ANPED). For the analysis of the research’s data, we highlighted the papers presented and published in the form of oral communication in the Working Group (GT) Teacher’s Education of ANPEd, from 2000 to 2007, including. In this research, we tried to identify the senses / meanings attributed to the reflective practitioner in the production of knowledge in the area of teacher’s ducation in Education; to capture the movement of emergency of the proposals on the reflective practice in research about teacher’s education and; to problematize the ways of the professional/teacher’s formation from the production of knowledge on the subject. The selection of the works reviewed was conducted in two stages: initially through the references of them, totalizing 125 jobs among the total 183 in this period. Then, we explained some concepts that permeate the proposal of reflective practice, we identified which works had these concepts into their theoretical body and selected those who had five or more of the concepts pointed out. At this stage of selection, we had a total of 22 works, which were part of our final analysis. For thorough analysis of the works, we built a form that allowed us to summarize the main ideas of the authors and the epistemological assumptions criticized and defended in the papers published in ANPEd over the past eight years. The analysis of the production of knowledge, based on the methodology of content analysis and the technique of thematic analysis. Accordingly, we listed some elements of analysis that were converges in the works for the structuring of our presentation and discussion of results. These elements had enabled us to explain some considerations about the knowledge and pedagogical practices of teachers and future teachers. Results showed us, a broad representation of propositions for the eflective practice, defined by author Donald Schön, in the production of knowledge in education / teacher’s education in the country and indicating certain basic prerequisites for the direction of the curriculum and formation courses. Assumptions based on criticism of the science and transmission of scientific knowledge in favor of education for the research of daily practice and exchange of experiences through reflection in action, reflection about the action and about the reflection in action. | - |
Formato: dc.format | 117 f. : tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Reflexão ou inflexão? A produção de conhecimentos sobre a formação de professores no Brasil : a prática reflexiva em foco | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: