Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Foltran, Maria José, 1954- | - |
Autor(es): dc.contributor | Gruginski, José Erasmo, 1944- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Marciniuk, Ruth Mara Buffa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:20:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:20:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/2402 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/2402 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Maria José Foltran | - |
Descrição: dc.description | Co-orientador: José Erasmo Gruginski | - |
Descrição: dc.description | Dissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Letras. Defesa: Curitiba, 2004 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
Descrição: dc.description | Área de concentraçao: Estudos lingüísticos | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O trabalho aqui apresentado propõe uma investigação do processo de transferência interlingüística à luz da Teoria Gerativa, levando em consideração a amplitude de intuições demonstradas pelos aprendizes em relação ao preenchimento da posição objeto em língua inglesa. Utilizando-se de dados relativos à acessibilidade à Gramática Universal, estudos relacionados à faixa etária de aprendizagem de línguas e influências gramaticais da estrutura da língua materna sobre a língua estrangeira a ser aprendida, este estudo procura identificar os fatores envolvidos na manifestação da transferência em aprendizes adultos, em ambiente de ensino formal. Para tanto, a investigação analisou a produção escrita de acadêmicos em diferentes etapas de aprendizagem de língua inglesa, por meio de instrumento de coleta e produções espontâneas, para identificar, dentro do corpus obtido, as diferentes realizações pronominais em posição objeto, demonstrando que o acesso à Gramática Universal pode ser identificado como fenômeno complementar à transferência interlingüística no contexto de aquisição delimitado para este estudo. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The work presented here aims to be a research on the cross-linguistic transfer process based on the Generative Grammar principles, taking into account the amplitude of the students' perceptions over the possible choices for supplying the object position within the English language context of learning. Based upon information about the different kinds of access to Universal Grammar, studies focused on the age as an important element in language learning and data about the grammatical influences of the students' native language structure over the target language, this study tries to identify the main elements involved in the expression of transfer within the linguistic behavior of mature learners in a formal learning context. For this purpose, this research analyzed the written production of undergraduate students in different levels of English language learning, based on the data collected both through a testing tool and through free compositions, in order to identify, according to the corpus so established, the many pronominal possibilities in the object position, showing that the access to the Universal Grammar may be recognized as a complementary phenomenon to the occurrence of the crosslinguistic transfer process within the acquisition context focused in this study. | - |
Formato: dc.format | xii, 117f. : il., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquisição da segunda linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Letras | - |
Título: dc.title | O processo da transferencia na aquisiçao de língua estrangeira a partir do estudo da posiçao de objeto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: