O processo de consolidação da ciência da informação no Brasil : a realidade concreta expressa pelas instituições científicas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreiro Gonzalez, Jose Antonio-
Autor(es): dc.contributorBufrem, Leilah Santiago, 1942--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação-
Autor(es): dc.creatorArboit, Aline Elis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:45:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:45:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-17-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/24003-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24003-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Dra. Leilah Santiago Bufrem-
Descrição: dc.descriptionCo-orientador: Prof. Dr. José Antonio Moreiro González-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Defesa: Curitiba,29/03/2010-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 175-182-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Informação, Conhecimento e Estratégia-
Descrição: dc.descriptionResumo: Descreve o processo de consolidação da Ciência da Informação (CI) no Brasil, em uma perspectiva diacrônica. Recorre ao referencial teórico da área de história das ciências e epistemologia a fim de compreender as bases fundamentais de CI, bem como a influência que o desenrolar histórico do contexto geral das ciências teve sobre o desenvolvimento epistemológico da CI. Evoca o conceito de institucionalização científica como parte do processo de consolidação da CI, vislumbrando tanto o aspecto cognitivo como social das instituições. Percebe a institucionalização cognitiva em relação às bases teóricas e epistemológicas das ciências, pela qual os conceitos, teorias e métodos são tratados como instituições. Analisa a institucionalização social em relação às estruturas de apoio às ciências. Considera como instituições sociais as publicações científicas, as sociedades científicas, as escolas, os grupos de pesquisa e os eventos científicos. Apreciadas e analisadas as concepções descritas acima, passa ao campo científico da CI, procurando visualizar a evolução das suas dimensões cognitivas e sociais. Quanto à dimensão cognitiva da CI, analisa com base na literatura científica existente na área temas como a epistemologia e a história cognitiva da CI. Em relação à dimensão social, enfoca, com fundamento na teoria, temas como a história das instituições sociais internacionais e no Brasil. Procurando validar o expresso na literatura, volta-se ao referencial empírico para levantar, coletar, representar, analisar e interpretar dados representativos da evolução da CI no Brasil, empregando o método cientométrico. Os dados referem-se à: quantidade de publicações científicas em CI no país como, quantidade de artigos científicos, de livros e coletâneas e de trabalhos no exterior produzidos por cientistas brasileiros ao longo do tempo; evolução das organizações científicas quanto ao seus propósitos, projetos e atividades executados; evolução dos cursos de graduação relacionados a área de CI, quanto seu número, distribuição por região (centro-oeste, norte, nordeste, sul, sudeste), distribuição por tipo de instituição (universidade federal, estadual, privada); percurso dos cursos de pós-graduação stricto sensu na área de CI, número, titulados, docentes, evolução dos conceitos dos programas de pós-graduação, distribuição por região e tipo de instituição, proveniência de área do conhecimentos dos docentes para avaliar o grau de interdisciplinaridade presente no ambiente acadêmico; desenvolvimento dos grupos de pesquisa quanto seu número, integrantes, linhas de pesquisa, distribuição por instituição, tipo de instituição e região; trajetória dos principais eventos ocorridos na área incluindo a quantidade de trabalhos apresentados e temática principal de cada edição. Diante dos resultados levantados, constatou-se que o processo de consolidação da CI no Brasil se encontra em construção.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Describes the process of consolidation of Information Science (IC) in Brazil, in a diachronic perspective. It refers to the theoretical area of history of science and epistemology in order to understand the fundamentals of IC, also the influence that the general historic development of science had on epistemological development of IC. Evokes the concept of scientific institutionalization as part of the consolidation process of IC, overlooking both cognitive and social aspects of the institutions. Identifies the cognitive institutionalization in relation to theoretical and epistemological foundations of science, in which the concepts, theories and methods are treated as institutions. Analyzes the social institutionalization in relation to supporting structures of science. Considers as social institutions scientific publications, scientific societies, schools, research groups and scientific events. Appreciated and analyzed the conceptions described above, applies to the scientific field of IC, searching to visualize the evolution of its cognitive and social dimensions. As for the cognitive dimension of IC, it analyzes based on existing scientific literature in team areas such as epistemology and cognitive history of IC. Regarding the social dimension, it focuses, with foundations in theory, issues such as the history of international social institutions and in Brazil. Looking to validate the expressed in literature, it turns to the empirical benchmark to raise, collect, represent, analyze and interprets representative data of evolution of IC in Brazil, applying the scientometric method. The data refers to: quantity of scientific publications of IC in the country, quantity of scientific articles, of books and collections of work abroad produced by Brazilian scientists over time, evolution of scientific organizations as to its purposes, projects and activities performed, development of undergraduate courses related to area of IC, as their number, distribution by region (central-west, north, northeast, south, southeast), distribution by type of institution (university federal, state, private); course of post-graduate programs in the area of CI, number, graduates, teachers, development of concepts of post-graduate, distribution by region and type of institution, provenance area of expertise of teachers to evaluate the degree of interdisciplinarity in this academic environment, development of research groups and their number, members, research lines, distribution by institution, type of institution and region; trajectory of the major events in the area including the amount of papers presented and the main theme of each issue.-
Formato: dc.format182f. : il. [algumas color], grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectCiencia da informação-
Título: dc.titleO processo de consolidação da ciência da informação no Brasil : a realidade concreta expressa pelas instituições científicas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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