Geração de ortoimagens a partir de georreferenciamento direto de imagens digitais aéreas de pequeno formato com dados lidar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMitishita, Edson Aparecido, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas-
Autor(es): dc.creatorMartins, Marlo Antonio Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:06:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:06:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/23968-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/23968-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Edson A. Mitishita-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas. Defesa: Curitiba, 25/02/2010-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 124-131-
Descrição: dc.descriptionResumo: Uma das mais recentes tecnologias que apareceu no mercado para auxiliar mapeamento cartografico, e o Sistema Laser Scanner Aerotransportado. SLSA, que gera uma nuvem de pontos da superficie com alta precisao. A informacao altimetrica do SLSA associada as imagens aereas de alta resolucao permitem obter ortofotos com rapidez e precisao. Porem, esta associacao geralmente e realizada utilizando dados de distintos levantamentos, ou seja, um levantamento para os dados do SLSA e outro para as imagens aereas. O ideal seria que esta associacao fosse simultanea, em um unico levantamento com a eterminacao direta dos parametros de orientacao exterior . POE das imagens aereas. Considerando o exposto, a pesquisa realizou esta uniao simultanea do SLSA com a Camara Digital de Pequeno Formato . CDPF, com o objetivo de confeccionar uma ortofoto, visando tempo, precisao, producao e custo. Esta integracao surgiu com a possibilidade de utilizacao do Sistema de Navegacao Inercial . SNI do SLSA para orientar as imagens aereas digitais oriundas da CDPF de maneira direta. Para realizar esta integracao foi realizado um aerolevantamento em uma regiao com alvos pre sinalizados, com o SLSA e a CDPF imultaneos. Apos o voo foi determinado o braco e o giro (ƒ¢X0, ƒ¢Y0, ƒ¢Z0, ƒ¢ƒÈ, ƒ¢ƒÓ, ƒ¢ƒÖ) da CDPF em relacao ao SNI do SLSA. O braco foi determinado por topografia e o giro foi determinado por eorreferenciamento indireto. Depois de determinado o braco e o giro foram realizados mais dois voos em distintas datas. Estes foram utilizados para a realizacao de quatro experimentos. Os experimentos consistiram na geracao de ortofotos na escala 1/2.000 utilizando os POE do SNI do SLSA, sendo que dois experimentos nao utilizaram pontos de apoio topografico e dois utilizaram somente quatro pontos de apoio de opografico. Os experimentos que nao utilizaram os pontos de apoio nao atingiram a exatidao da escala 1/2.000 proposta inicialmente, sendo que um atingiu a exatidao da escala 1/5.000 e o outro a exatidao da escala 1/10.000. Ja os experimentos que utilizaram os quatro pontos de apoio atingiram a exatidao da escala 1/2.000, sendo que um experimento atingiu a exatidao da escala proposta e o outro atingiu a exatidao da escala 1/1.000.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: One of the latest technologies that have appeared in the market to help the cartographic mapping is the Airbone Laser Scanner System – ALSS, which generates digital surface models more accurately. The ALSS altitude information, associated to high resolution images, allow to obtain accurate orthophotos quickly. However, this association is usually done by using data from different surveys. A survey for data obtained from the ALSS and another one for the aerial imagery. Inideal terms, these associations should be done simultaneously, in a single survey with the direct determination of the exterior orientation parameters – POE from the aerial images. All these aspects considered, the research carried out the union of the ALSS to the Digital Camera Small Format – DCSF, in order to produce the orthophotos in a quicker, more ccurate and less expensive process. This integration is possible because of the Inertial Navigation System – INS of the ALSS that directly guides the digital aerial images from the DCSF. In order to achieve this integration, it was carried out an airborne in a region with previously marked targets, using the ALSS and the DCSF simultaneously. After the flight, the arm and the spin in relation to the INS in the ALSS were established (ÄX0, ÄY0, ÄZ0, Äê, Äö, Äù). The arm was established by topography and the spin by indirect georeferencing. After this, two other flights were performed in different dates. These flights were used to carry out four experiments. These experiments consisted of producing orthophotos at the scale of 1/2.000, using the EOP of the INS in the ALSS. Two of them didn't use any control points, but they didn't reach the proposed accuracy. The first one, reached accuracy of the scale of 1/5.000 and the second one achieved the accuracy of the scale of 1/10.000. On the other hand, the experiments that used four control points reached the accuracy of the scales of 1/2.000 and 1/1.000.-
Formato: dc.format131f. : il. [algumas color], grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectOrtofotografia-
Palavras-chave: dc.subjectProcessamento de imagens - Técnicas digitais-
Palavras-chave: dc.subjectFotogrametria aerea-
Palavras-chave: dc.subjectGeodésia-
Título: dc.titleGeração de ortoimagens a partir de georreferenciamento direto de imagens digitais aéreas de pequeno formato com dados lidar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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