Mapeamento de competências : um estudo de caso na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná

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Autor(es): dc.contributorFreitas, Maria do Carmo Duarte-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorBernardoni, Doralice Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:06:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:06:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/23947-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/23947-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Maria do Carmo Duarte Freitas-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Defesa: Curitiba, 2004-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls.108-115-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Gestão da Informação e do Conhecimento-
Descrição: dc.descriptionResumo: Trata da investigação sobre as abordagens difundidas no que tange à gestão de pessoas, gestão de desempenho e competências, buscando nos estudiosos que as exploram a compreensão dos conceitos fundamentais e sua aplicabilidade. O questionamento norteador é: Como identificar as competências dos servidores para alinhar o programa de qualificação da UFPR ao modelo de gestão por competências e desempenho do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão? Fato que conduziu ao objetivo principal deste estudo que foi propor uma metodologia para mapeamento de competências adaptável às funções do servidor da administração pública. A pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, foi dividida em quatro fases e utilizou-se de entrevista não estruturada, levantamentos em fontes documentais e questionário para a coleta de dados qualitativos e quantitativos. Na primeira fase foram coletados dados preliminares para conhecer a sistemática de gestão de pessoas na Universidade e dar sustentação ao desenvolvimento da pesquisa. A segunda se constituiu no desenvolvimento do diagnóstico das competências necessárias ao desempenho das funções dos servidores. Na terceira fase ocorreu a identificação das competências existentes, por meio da aplicação de um questionário que contemplou todas as competências necessárias e que, pela auto-avaliação do servidor, permitiu conhecer as competências já disponíveis na organização. Finalmente realizou-se o mapeamento de competências com vistas a identificar a diferença entre as competências necessárias e as já existentes na organização, ponderando a relação entre a carência (por parte do servidor) de determinada competência e a necessidade dessa competência (visão da organização) para a função na qual o servidor está inserido, possibilitando o diagnóstico de capacitação a partir das lacunas existentes. A validação do modelo proposto foi feita por gestores da instituição culminando numa aplicação piloto na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR. Ao final, constatou-se que a ênfase da capacitação deve estar voltada para as competências técnicas no nível técnico de função.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: It concerns in an investigation about spread approuches in regard to personnel management, performance management and competencies, seeking scholars who exploit the understanding of fundamental concepts and their applicability. The guiding question is: How to identify the competencies of the servers to bring the qualification program of UFPR to the model of competencies management and performance of the Ministry of Planning, Budget and Management? Fact which led to the main objective of this study that was to propose a methodology for mapping skills adaptable to the server functions of public administration. The research, done in an exploratory and descriptive mold, was divided into four phases and was used unstructured interviews, surveys on documentary sources and a questionnaire to collect qualitative and quantitative data. In the first phase were collected preliminary data to know the systematic management of people at the University and to support the development of the research. The second has become the development of diagnostic skills necessary to perform the functions of the servers. In the third phase happened the identification of existing skills, through a questionnaire that addressed all the necessary skills and, through self-evaluation of the servers, helped identify the skills already available within the organization. Finally, took place mapping skills in order to identify the difference between the skills required and those that already exists in the organization, balancing the ratio of the deficiency (server-side) of a particular competency and the need that this competency (the organization's vision) to the function in which the server is located, allowing the diagnosis of training from the existing gaps. The validation of the proposed model was made by managers of the institution culminating in a pilot application in the Dean of Research and Post Graduation at UFPR. In the end it was found that the emphasis of training should be focused on the technical expertise in technical level.-
Formato: dc.format154f. : il. [algumas color], grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades e faculdades - Administração de pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho-
Palavras-chave: dc.subject658.3-
Título: dc.titleMapeamento de competências : um estudo de caso na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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