
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Araújo, Rosane Cardoso de, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Edson | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:19:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:19:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/23819 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/23819 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Rosane Cardoso Araújo | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 26/02/2010 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 106-112 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa traz como tema a motivação para o estudo de um instrumento musical (violão), tendo como objetivo geral a análise da motivação de bacharelandos em violão sob uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Esta abordagem da motivação humana passou a ser investigada a partir do final da década de 1970 e teve a obra de Deci e Ryan de 1985 como um marco importante no seu delineamento. Como teoria recente, vem sendo revista e reelaborada a partir dos dados empíricos obtidos em pesquisa com esta orientação. Sua característica principal é o postulado de três necessidades psicológicas inatas – competência, autonomia e vínculo social – que, quando satisfeitas, produzem elevada motivação e saúde mental, mas, quando impedidas ou frustradas conduzem a uma diminuição da otivação e do bem estar (RYAN; DECI, 2000a). Com este referencial teórico, a pesquisa se desenvolveu com a utilização de um questionário entregue a 24 alunos do Curso Superior em Instrumento (Violão) de uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Curitiba. Os resultados revelaram que os bacharelandos participantes da pesquisa possuem um perfil de motivação autodeterminada, sendo que as variáveis referentes à motivação autônoma apresentaram as maiores médias do conjunto de variáveis, bem como um índice de 70% de autonomia relativa. Este alto índice de motivação demonstrou que os problemas advindos na escolha da carreira de músico profissional não são suficientes para desmotivar os estudantes. O estudo também foi útil para comprovar a veracidade da teoria-método, através de um nível aceitável de confiabilidade da escala (Alfa de Cronbach igual a 0,83) e da Análise das Componentes Principais. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The current research brings like a subject the motivation for the study of a musical instrument (guitar), having like a general objective the analysis of motivation of bachelors in guitar under a perspective from Self-Determination Theory. This approach of human motivation took across being investigated from the end of 1970's decade and had the reference work of Deci and Ryan from 1985 like an important boundary in its delineation. Like a recent theory, comes being review and reworked from the empirical data obtained in research with this orientation. Its main characteristic is the postulate of three innate sychological necessities – competence, autonomy and social bond - that, when satisfied, produce high motivation and mental health, but that, when impeded or frustrated lead to decreasing of motivation and well-being (RYAN; DECI, 2000a). With this theoretical reference, the research developed with the utilization of a questionnaire handed to 24 students from the Higher Course in Instrument (Guitar) from a Higher Education Institution in Curitiba. The results showed that the bachelors participants from the research have a profile , the self-determined motivation, being that the variables related to autonomous motivation showed the highest average of all variables, as well as, and level of 70% relative autonomy. This high level of motivation showed that the problems resulted in the choice of music professionally career are not sufficient to discourage the students. The study also was useful to prove the truth of theory-method, through an acceptable level of scale reliability (Cronbach's Alpha equal to 0,83) and from the Analysis of Main Components. | - |
| Formato: dc.format | 119f. : il., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violão - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Musica | - |
| Título: dc.title | A motivação de bacharelandos em violão : uma perspectiva da teoria da autodeterminação | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: