A motivação de bacharelandos em violão

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Autor(es): dc.contributorAraujo, Rosane Cardoso de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Edson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:55:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:55:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/23819-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/23819-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa traz como tema a motivação para o estudo de um instrumento musical (violão), tendo como objetivo geral a análise da motivação de bacharelandos em violão sob uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Esta abordagem da motivação humana passou a ser investigada a partir do final da década de 1970 e teve a obra de Deci e Ryan de 1985 como um marco importante no seu delineamento. Como teoria recente, vem sendo revista e reelaborada a partir dos dados empíricos obtidos em pesquisa com esta orientação. Sua característica principal é o postulado de três necessidades psicológicas inatas – competência, autonomia e vínculo social – que, quando satisfeitas, produzem elevada motivação e saúde mental, mas, quando impedidas ou frustradas conduzem a uma diminuição da otivação e do bem estar (RYAN; DECI, 2000a). Com este referencial teórico, a pesquisa se desenvolveu com a utilização de um questionário entregue a 24 alunos do Curso Superior em Instrumento (Violão) de uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Curitiba. Os resultados revelaram que os bacharelandos participantes da pesquisa possuem um perfil de motivação autodeterminada, sendo que as variáveis referentes à motivação autônoma apresentaram as maiores médias do conjunto de variáveis, bem como um índice de 70% de autonomia relativa. Este alto índice de motivação demonstrou que os problemas advindos na escolha da carreira de músico profissional não são suficientes para desmotivar os estudantes. O estudo também foi útil para comprovar a veracidade da teoria-método, através de um nível aceitável de confiabilidade da escala (Alfa de Cronbach igual a 0,83) e da Análise das Componentes Principais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectViolão - Instrução e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Musica-
Título: dc.titleA motivação de bacharelandos em violão-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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