Jogo "Desafiando a produção"

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendes Junior, Ricardo-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Maria do Carmo Duarte-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Construçao Civil-
Autor(es): dc.creatorRomanel, Fabiano Barreto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:40:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:40:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/23815-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/23815-
Descrição: dc.descriptionResumo: A construção enxuta trouxe inovações ao processo de gestão da construção civil, mas sua aplicação ainda não é plenamente considerada no setor. Uma das causas para este fato é a dificuldade de repassar e sedimentar os conceitos desta filosofia. Jogos e simulações constituem uma forma alternativa de aprendizagem de adultos com amplas possibilidades de bons resultados e vem sendo utilizados na Construção civil desde o início dos anos 2000. O objetivo desta pesquisa é a criação e o teste do jogo Desafiando a Produção, que propicia a disseminação dos conceitos da construção enxuta entre operários da construção civil. Trata-se de um jogo progressivo que simula situações de trabalho e pode ser descrito como uma tividade que promove a interação entre os jogadores por meio de perguntas e respostas. Para atingir a meta desta pesquisa, este experimento foi primeiramente validado por professores e especialistas em Engenharia e depois aplicado a alunos de um curso técnico de construção civil em Curitiba, Paraná. Como resultado, notase que o entendimento sobre construção enxuta é possível e que o Desafiando a Produção consiste em uma forma agradável para isso ocorrer. Prova disso são as percepções favoráveis sobre o jogo e o alto índice (95,5%) de diversão, a confirmação do aprendizado dos princípios da construção enxuta (86,4%), a aceitação da ferramenta como alternativa de aprendizagem que contribui para a fixação de conceitos (68,2%) e a promoção da interação entre colegas de trabalho (59,1%).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleJogo "Desafiando a produção"-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.