Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Meucci, Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia | - |
Autor(es): dc.creator | Moraes, Luiz Fernando Nunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:33:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:33:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/23807 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/23807 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Simone Meucci | - |
Descrição: dc.description | Dissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Sociologia. Defesa: Curitiba,25/06/2010 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 229-239 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente Dissertação trata do levantamento dos significados do termo cidadania e dos sentidos do ensino de Sociologia nos principais documentos oficiais para a institucionalização deste ensino no Brasil e no estado do Paraná, no início de século XXI. Num primeiro momento, selecionamos algumas dissertações que, de alguma forma, analisaram os significados de cidadania e o sentido do ensino de ociologia no ensino médio. Num segundo momento, com o mesmo olhar analítico, analisamos os trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho 9 apresentados no XIII Congresso da Sociedade Brasileira de ociologia - SBS em 2007, o qual tratou especificamente sobre o ensino de Sociologia. Identificamos que nas dissertações e trabalhos analisados, não havia um consenso em torno da relação ensino de Sociologia e exercício da cidadania estabelecida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, em seu Artigo 36º, § 1º, inciso III. No conjunto das dissertações, artigos e trabalhos que analisamos, observamos uma tensão e conflito em torno da referida relação. Posto isso, o objetivo da pesquisa centrou-se em analisar a construção e os significados do termo cidadania e os sentidos do ensino de Sociologia na ocumentação oficial recente. Buscamos compreender, assim, as fontes dessa tensão e conflito | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present Essay discusses the survey of the meanings of the term citizenship and the senses of Sociology teaching in the main official documents for its establishment in Brazil and in the state of Parana in the beginning of the XXI century. Firstly, we selected some essays that, in a way or another, analyzed the meanings of citizenship and the senses of Sociology teaching in high school. Secondly, with the same critical view, we analyzed the works presented by Work Team 9, at the 13th Brazilian Sociology Society Conference (BSS) in 2007, which dealt specifically with Sociology teaching. We realized that there was no consensus about the relationship between Sociology teaching and the citizenship practice established by the National Education Guidelines and Framework Law (LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Article 36, § 1, item III. In the assortment of essays, papers and works analyzed, we noticed a certain tension and conflict about the cited relationship. Hence, the aim of our work concentrated on the analysis of the building up and the meanings of the term citizenship and the senses of Sociology teaching in the latest official documents. Thus, we have tried to understand the sources of such tension and conflict. | - |
Formato: dc.format | 239f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conflito social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Título: dc.title | Da sociologia cidadã a cidadania sociológica : tensões e disputas na construção dos significados de cidadania e do ensino de sociologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: