Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | César, Maria Rita de Assis, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Bordini, Santina Célia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:27:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:27:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/23532 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/23532 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Maria Rita de Assis César | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/08/2009 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: 113-118 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação é resultado de muitas inquietações e dúvidas acerca da Educação Sexual nas escolas. Como ela se realiza na prática? Quais conteúdos são, explícita e implicitamente, veiculados acerca do tema sexualidade? A intenção deste trabalho é procurar entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas escolares, por meio da leitura e da análise de documentos, além de narrativas de professoras de ciências em entrevistas sobre suas experiências de sala de aula a fim de conhecer os discursos e estratégias utilizadas por elas. Entendendo a sexualidade como uma construção cultural e histórica passei a fazer algumas relações de aproximação com as proposições de Michel Foucault e as eorias pós-críticas de currículo nas suas versões pós-estruturalistas. A nvestigação se deu a partir da análise documental e por meio de entrevistas semi-estruturadas a fim de problematizar as práticas discursivas da disciplina de ciências presente no currículo do ensino fundamental da prefeitura Municipal de Curitiba. Como essas práticas engendram uma forma particular do que ensinar e como realizar uma educação sexual. Concomitantemente a isso, procuro fazer uma digressão histórica da Educação Sexual no Brasil e uma genealogia histórica da Educação Sexual nos currículos publicados pela Secretaria Municipal da Educação no período de 1963 a 2005, até a implantação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas e das Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba. O Programa Saúde e Prevenção foi proposto em 2003, a partir de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação sob oordenação do Programa Nacional de DST/Aids e da Secretaria de Educação Média e Tecnológica, tendo como base disponibilizar preservativos masculinos no ambiente escolar das redes públicas de ensino. Aqui a intenção é compreender, a partir da perspectiva foucaultiana, os discursos que engendram uma sexualidade nas escolas de Curitiba, destacando a existência de políticas públicas para a adolescência, consideradas como dispositivo político ou estratégia que correlaciona e faz atuar práticas e discursos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The objective of this dissertation was seeking to understand how sexuality has been discursively constructed in schools in the Education City Network of Curitiba. For both, was a documentary research that cut the period from 1963 to 2005. Among the documents examined it was bound to construct a work with the sexuality that culminated in the inclusion of sex education programs of this network of schools. At that time the research found that the sex education, but come from various places discourse eventually set up under the responsibility of / the teachers / is the discipline of science of nature. There was also a survey of science teachers with seven to five schools in the municipality. The speech of the teachers was examined in terms of established categories such as: the place of sex education in the discipline of science and its relationship with scientific knowledge, the concept of sexuality for these teachers, the need to talk about sexuality and the discourse on the risk and prevention. The theoretical and methodological assumptions of the research are based on theories about the genealogy of Michel Foucault, beyond the concepts of discipline, and standardization biopolitics, and other / the author / s filiam that the current post-structuralist and cultural studies. This essay has, in addition to a small historical tour of sex education in Brazil, a genealogy of sex education in school curricula of the city of Curitiba, with the intention to understand the production of true discourses on sexuality and sex education. In the discourses of teachers of science is considered the consolidation of these truths produced over the period analyzed. | - |
Formato: dc.format | 118 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação sexual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação sexual - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Discursos sobre sexualidade nas escolas municipais de Curitiba | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: