Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sallas, Ana Luisa Fayet, 1957- | - |
Autor(es): dc.contributor | Winocur, Rosália | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia | - |
Autor(es): dc.creator | Kaseker, Monica Panis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:05:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:05:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/23530 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/23530 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha dvd's | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Ana Luisa Fayet Sallas | - |
Descrição: dc.description | Co-Orientadora: Rosália Winocur | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Sociologia. Defesa: Curitiba, 19/03/2010 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 263-278 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Cultura e poder | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta investigação trata sobre os hábitos dos ouvintes de rádio, suas falas e práticas de apropriação radiofônica, com a proposta de analisar a constituição do habitus do ouvinte. Algumas perguntas nortearam a pesquisa: O que fazem as pessoas com o rádio em seu cotidiano familiar? Quais são os diferentes modos de ouvir e o que estrutura esses modos? Há apropriações que não se explicam por questões estruturais e poderiam estar relacionadas a táticas dos sujeitos? Como se situa o rádio entre os outros meios nos usos cotidianos das mídias no contexto urbano? Na etapa exploratória, a pesquisa envolveu 110 estudantes de Comunicação Social da PUCPR que observaram os hábitos de suas famílias. Deste grupo inicial, 10 residências foram visitadas pela autora para, com base na metodologia de história de família, analisar o contexto da apropriação radiofônica em três gerações de ouvintes. A partir do conceito de habitus (Bourdieu; Elias), as múltiplas mediações (Orozco; Barbero) constituem a espinha dorsal do arcabouço teórico. Além de analisar o habitus do ouvinte ao longo das gerações (Mannheim), a pesquisa mostra a família como um ecossistema em que emoções, memórias e humores se entrelaçam e também dizem muito sobre a escuta radiofônica. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research is about daily uses of the radio, listener routines, their speeches and practices associated to the radio. There are some important questions to understand the habitus of the listener: how people use the radio in their everyday life? Which are the different ways of listening and what gives structure to these modes? Are there any unexplained appropriations caused by structural issues and could it be related to individual tactics? What place the radio occupies in everyday life amongst other midia sources concerning an urban environment? In a first stage, the research involved 110 students of Social Communication PUCPR who observed their families routine. After this, the author selected 10 families to probe the analisis, based on the methodology of family history. Three generations of listeners and their social context were observed. The concepts of habitus (Bourdieu, Elias) and multiple mediations (Orozco, Barbero) were the theoretical bases. Analyzing the listener habitus through the generations (Mannheim), this research shows the family as an ecosystem in which emotions, moods and memories are intertwined and also says a lot about radio listening. | - |
Formato: dc.format | 325f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses - Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radiouvintes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Familia - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Título: dc.title | O que escutar quer dizer : a constituição do habitus do ouvinte de rádio no cotidiano familiar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: