Fatores de influencia na adoção de tecnologias de informação e comunicação na educação : um estudo junto a professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrado, Paulo Henrique Muller, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorKorelo, Jose Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:08:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:08:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/23441-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/23441-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Paulo H. M. Prado-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 09/04/2009-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e anexo-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e organizações-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo desta pesquisa foi contribuir com os estudos de arketing aplicados ao contexto de novas TICs (tecnologias de informação e comunicação) na educação. Foram relacionados os construtos aracterísticas percebidas da inovação e a tendência a inovar na categoria, intermediados pelos objetivos de escolha com a intenção de avaliar qual o impacto da percepção da inovação e dos objetivos de escolha no processo de decisão de adoção das novas TICS na educação. O estudo foi realizado através de pesquisa qualitativa e quantitativa. Participaram da fase qualitativa 4 professores e 2 dirigentes da IES (instituição de ensino superior). O objetivo dessa fase foi levantar as TICs utilizadas pela IES, bem como avaliar e adaptar o instrumento de coleta. Na fase quantitativa participaram 350 professores e 115 questionários foram respondidos. Os dados foram analisados em um modelo de relacionamento multivariado através da modelagem de equações estruturais utilizando-se o método PLS (partial least square). Os resultados mostraram que as relações do modelo proposto entre características percebidas da inovação e os objetivos de escolha foram confirmadas. Porém a relação dos objetivos de escolha com a tendência a inovar na categoria, mostrou-se válida somente para os objetivos consistentes com o contexto organizacional. Além disso, o estudo mostrou que os professores tem mais tendência a inovar com as TICs mais simples e com as utilizadas dentro da sala de aula.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The objective of this research is to contribute to studies of marketing applied to the context of new information and communication technologies (ICT) in education. This research relates the perceived characteristics of innovation and the innovativeness, intermediated by the choice goals to determine the impact of the innovation perceptions and the choice goals in decision-making process of ICT adoption in education. Qualitative and quantitative research was performed. In qualitative stage, 4 teachers and 2 managers of college degree participated. The objective was to determine the technologies used by institution and adapt the data collection tool. In quantitative stage, 350 teachers ware involved ad 115 questionnaires were collected. The analyses were conducted using multivariate model through structural equation modeling in PLS (partial least square) method. The results showed that the proposed relationships between perceived characteristics of innovation and choice goals have been confirmed. But the relationship of choice goals and innovativeness was valid only for organizational context adapted objectives. Moreover, the study showed that teachers are more likely to innovate in simpler technologies and within the classroom technologies.-
Formato: dc.format174f. : il., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior - Inovações tecnologicas-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores universitarios-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa de mercado-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subject658.834-
Título: dc.titleFatores de influencia na adoção de tecnologias de informação e comunicação na educação : um estudo junto a professores-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.