
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bertucci, Liane Maria, 1960- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Barbosa, Francielly Giachini, 1986- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:48:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:48:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/23411 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/23411 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Liane Maria Bertucci | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/02/2010 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls.128-137 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa evidencia o processo de tentativa de preservação e reconstrução de elementos identitários do grupo étnico e religioso menonita, que se instalou no bairro do Boqueirão, em Curitiba, no ano de 1934. Partindo do pressuposto que a identidade de um grupo não é algo estático, este trabalho recupera de que maneira em diferentes contextos e situações relacionais, os elementos base para identificações sofrem alterações, preservando, entretanto, elementos tradicionais. Para resgatar esse processo de mudança/preservação, esta pesquisa observa como ao longo de 14 anos, os menonitas onstruíram patrimônios e também desenvolveram algumas práticas socioeducativas que reforçaram os elementos inerentes à sua identidade idealizada: seu Mennonitentum. A baliza temporal é 1948, pois é neste momento que a escola menonita, que havia sido fechada no contexto da Segunda Guerra Mundial e políticas nacionalista de Vargas, passa a ser dirigida novamente pelos menonitas, mas em contexto social e político diverso daquele vivido pelo grupo nos primeiros anos no Paraná. Buscou-se ao longo da pesquisa, não fazer um controle da identidade menonita e negou-se a postura do pesquisador como um inquiridor que daria a sentença do que são e o que não são os menonitas. Pelo contrário, buscou-se clarear e sistematizar como os próprios menonitas se representavam juntamente com a representação que aqueles que estavam de fora fizeram deles no mesmo contexto. Os saberes ensinados nas práticas e costumes dos menonitas foram não só prescritos, mas vividos, experienciados por toda a comunidade, saberes que, muitas vezes de maneira não escolarizada, nos batismos, festas variadas, velórios, estiveram estritamente ligados aos processos identitários do grupo. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present research evidences the process of attempting to preserve and reconstruct the identity elements of the ethnic and religious Mennonite group, who settled in the neighborhood of Boqueirão, in Curitiba, in the year 1934. Admitting that the identity of a group is not something that remains unchanged, this project shows the manner in which, for different contexts and situations, the basic elements of identification go through alterations, preserving, however, traditional elements. In ord r to recover this process of change/preservation, this research also observes how, during 14 years, the Mennonites constructed their patrimony and also developed social-educational practices that reinforced the inherent elements of their idealized identity: their mennonitentum. The time limited is 1948, since this is when the Mennonite school, which had been closed in the contexts of World War II and Vargas’ nationalistic policies, is once again under the Mennonites’ direction, although in a different social and political context than the one xperienced by the group in preceding years in Paraná. Throughout the research process the attempt was not at maintaining a catalog of the Mennonite identity but to deny the position of an inquiring researcher that would decide what are, and what are not, Mennonites. On the contrary, there was an attempt at clearing up and systemizing how the Mennonites represent themselves as well as systemizing the representation of those outside of their group did of them in the same context. The knowledge passed on in the practices and habits of the Mennonite were not only prescribed, but lived, experienced by the entire community, nowledge that, many times was taught outside of school, in baptisms, at varied celebrations, at wakes, etc., was strictly tied to the identity elements of the group. | - |
| Formato: dc.format | 137 f. : il. [algums color.], tabs., grafs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Menonitas - História - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Menonitas - Ritos e cerimônias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Menonitas - Usos e costumes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Para além da escola : identidade menonita e práticas socioeducativas (Curitiba, 1934-1948) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: