
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fróes, Tilde Rodrigues 1973- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Mauro Eduardo Soares de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:37:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:37:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/23036 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/23036 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Tilde Rodrigues Froes | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Ciencias Veterinárias. Defesa: Curitiba, 26/02/2010 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls.50-51 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Medicina Veterinária | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A educação a distância, não é um método substitutivo da educação tradicional, onde aulas presenciais expositivas são sua principal característica, mas sim uma mudança de conceito, no qual o ducador deve estar pronto a alterar conceitos e se inteirar das facilidades e novidades que a tecnologia oferece. O Acadêmico por sua vez deixa de ser um agente passivo de recebimento de informações processadas e direcionadas para questões teóricas e passa ser agente de crescimento não só no que tange a capacitação teórica, mas também em sua prática profissional. Esse trabalho teve como objetivos: 1) Congregar informações disponíveis a respeito da educação a distância e a educação a distância na medicina veterinária objetivando criar um meio de consulta sobre o assunto; 2) mostrar a aceitação e as respostas da utilização dessa metodologia de ensino para com os acadêmicos da disciplina de diagnóstico por imagem do curso de medicina veterinária da Universidade Federal do Paraná; 3) Demonstrar também a aceitação e o efetivo desenvolvimento dessa modalidade de ensino em um curso de extensão, pósgraduação, sobre o diagnóstico por imagem na cavidade abdominal de cães e gatos. Como resultado da pesquisa obtivemos que os acadêmicos ainda estão arraigados aos conceitos de educação em que a transmissão passiva e direcionada ainda é prevalente, entretanto, dentro da pós-graduação pode-se verificar que essa modalidade é plausível de realização podendo ser considerada uma inovação na forma de cursos de especialização na medicina veterinária nacional. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The distance learning is not a method to replace the traditional education where presence in the classroom is the main characteristic, but a new concept in which the educator must be ready to change concepts and interact with the new possibilities that technology offers. The student is no longer a passive agent who just receives the information catered for theoretical questions as he becomes a growing agent when it comes to theoretical capacitating and professional experience. This work’s objectives are: 1) gather information that is available on distance learning, plus specifics of distance learning on veterinary medicine creating a source for research in distance learning; 2) show the acceptanc and answers from the students of the course "diagnóstico por imagem" offered at the veterinary medicine school at niversidade Federal do Parana; 3) demonstrate the acceptance and effectiveness of this learning modality when applied to a graduate level course that targets image diagnostic for cats and dog’s abdominal cavity. The results of this research show that undergrad students are still linked to educational concepts where the passive interaction prevails; however in the graduate level, it can be verified that this modality is plausible of xecution, and to be considered as innovative in the specialization courses of veterinary medicine. | - |
| Formato: dc.format | 53f. : grafs., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Medicina veterinária - Ensino auxiliado por computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Doagnóstico por imagem - Estudo e ensino (Superior) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Medicina veterinária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Medicina veterinária | - |
| Título: dc.title | Utilização de um ambiente virtual na internet como ferramenta no auxilio do aprendizado do diagnóstico por imagem na graduação em medicina veterinária | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: