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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Kuenzer, Acácia Zeneida | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Joaquim Gonçalves da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:42:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:42:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/22972 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/22972 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Acacia Zeneida Kuenzer | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/01/2010 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: Fls. 224-229 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Mudanças no mundo do trabalho | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente dissertação analisa o Projeto Saberes da Terra executado no Território Cantuquiriguaçu, no Estado do Paraná, tendo como objetivo central compreender como aconteceu a integração entre o conhecimento teórico e o conhecimento técnico na qualificação profissional e social dos sujeitos trabalhadores, camponeses, agricultores familiares, bemcomo apontar, a partir desse processo educativo, limites e possibilidades. O referido projeto foi implementado com 13 turmas em 11 municípios do Território citado e se inscreve na perspectiva da Educação do Campo que, a partir dessa proposta, propõe escolarizar e qualificar profissional e socialmente, jovens e adultos camponeses partindo da materialidade do mundo do trabalho desses sujeitos, considerando como eixo articulador de todo o processo educativo, a vida de trabalho na Agricultura Familiar e a questão da Sustentabilidade. A Educação do Campo nascida das lutas sociais forjadas pelos Movimentos Sociais Populares do campo ocupa espaço nas formulações de políticas públicas, nas estruturas administrativas e nos marcos legais da educação nac onal. Desse modo, a materialização desse processo traz em si muitos limites,mas, de modo geral, apresenta muitas ossibilidades aos sujeitos camponeses, historicamente colocados à margem do processo de educação, do acesso à terra e demais direitos considerados essenciais para a efetivação de uma vida digna enquanto ser humano. Do ponto de vista teórico-metodológico buscou-se fazer uma análise (partindo do geral para o particular, considerando a relação entre totalidade e particularidade (mediações) as contradições ateriais do sistema agro hoje, entre as formas organizativas de produção, agronegócio e campesinato, onde foi possível observar que, muitos limites impostos aos camponeses estão engendrados na própria materialidade do modelo de desenvolvimento do campo. A reflexão acerca da Educação do Campo acontece, justamente, como uma necessidade de pensar, alternativas para a superação desse modelo de desenvolvimento. A construção do conhecimento aqui sistematizado, portanto, é resultado de investigação de campo através de entrevistas com os sujeitos educativos que participaram do processo nos diferentes tempos e spaços pedagógicos efetivados durante o processo de formação, que se apresentam como uma possibilidade de integração entre o conhecimento teórico e o conhecimento técnico, a partir do trabalho como possibilidade explicativa, os projetos de vida e de produção desses sujeitos e de intervenção na transformação da realidade. O processo educativo foi uma mediação para mudança na práxis desses sujeitos gressos, compondo uma nova relação homem-sociedade-natureza e suas imbricações materiais alcançando, inclusive, um dos objetivos do curso, que é pensar a questão da sustentabilidade de modo geral. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present essay analyzes the Project "Saberes da Terra" executed in the Cantuquiriguaçu Territory, in the State of Parana, aiming as its main objective to understand how the integration between the theoretical and technical knowledge in the social and professional qualification of the diligent citizens, peasants, familiar agriculturists had ocurred, as well as pointing out, from this educative process, limits and possibilities. The related project was implemented through 13 groups in 11 cities of the mentioned Territory and it is inserted in the perspective of the Field Education that, from this proposal, considers to provide school education and to socially and professionally qualify young and adults peasants, starting from the point of the materiality of the workplace of these citizens, considering as articulator axle of all the educative process the lifework in Familiar Agriculture and the question of sustainability. The Field Education, born from the social fights forged by the Popular Social Movements of the field, gets its space in formulating public policies, the administrative structures and legal landmarks of the national education. In this manner, the materialization of this process brings in itself many limits, but, in general way, it presents many possibilities to the peasants, historically put aside of the education, process, as the access to the land and other rights considered essential for the fulfilment of a righteous life while human beings. From heheoreticalmethodological point of view it was analyzed (from general to particular, considering the relationship between totality and particularity (mediation) the material contradictions of the system, among the production, organization, agribusiness and peasant movement, where it was possible to observe that, many limits imposed to the peasants are produced in the proper materiality of the field model of development. The reflections about the Field Education happen exactly, as a necessity to think of alternatives for the overcoming of this model of development. The construction of the knowledge hereby presented , therefore, resulted from field investigations, through interviews with the educative actors that had participated in he process in the different times pedagogical spaces during the formation process, who present themselves as a possibility of integration between the theoretical and the technical knowledge, fromtheir work as an explanatory possibility, the projects of life and production of these citizens and intervention in the transformation of reality. The educative process was a mediation for a change in the praxis of these citizens, composing a new man-society-nature relationship and its material implications reaching, also, one of the objectives of the course, that is to think, in a general way, the question of sustainability. | - |
Formato: dc.format | 233f. : il. [algumas color.], tabs., grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agricultura familiar - Paraná - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao do Campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campesinato - Paraná - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Camponeses - Paraná - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O processo educativo no projeto Saberes da Terra do território cantuquiriguaçu : limites e possibilidades | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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