Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sluter, Claudia Robbi, 1960- | - |
Autor(es): dc.contributor | Delazari, Luciene Stamato, 1971- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas | - |
Autor(es): dc.creator | Prado, João Paulo Bueno do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:01:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:01:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/22779 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/22779 | - |
Descrição: dc.description | Inclui apêndices | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Claudia Robbi Sluter | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Luciene Stamato Delazari | - |
Descrição: dc.description | Acompanha CD-ROM | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas. Defesa: Curitiba, 30/07/2007 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Nesta pesquisa foi investigado o processo de aquisição de conhecimento espacial pelos seres humanos a partir de mapas, o qual envolve o processamento de informações no cérebro. A abordagem adotada busca o entendimento do processamento de informação em alto nível, considerando as estruturas do conhecimento (cognição). Aplicou-se a teoria de visualização cartográfica e as diretrizes de projeto cartográfico para auxiliar os cientistas de solo a tomar decisões quanto às unidades de mapeamento e à seleção de pontos de amostragem, na fase de planejamento do levantamento de solos. No estudo foi realizado um experimento com cientistas de solos, com o qual se procurou avaliar qual o tipo de representação cartográfica, em duas ou em três dimensões, apresenta melhor desempenho quanto à aquisição de conhecimento espacial. Os resultados indicam que as representações tridimensionais são mais efetivas, pois elas permitiram a visualização da variação de fenômenos espaciais sobre o relevo, sem que o cientista de solo tivesse que imaginar a tridimensionalidade do terreno a partir das curvas de nível. O raciocínio "economizado" nesta etapa pôde ser aplicado na identificação de padrões e relacionamentos de variáveis espaciais, o que auxiliou na aquisição de conhecimento. Esse fato é o que explica os resultados obtidos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In this research was studied spatial knowledge acquisition for humans by maps, that involves the information process on the brain. The approach adopted attempts to understand information processing at higher levels, considering the knowledge structures (cognition). The cartographic visualization and cartographic project theories were apply to aid the soil scientists in the decision-making about mapping units and selection of the sample points, in the phase of soils survey planning. In this study an experiment was dove with soil scientists, which objective was to evaluate what cartographic representations, 2D or 3D, are more efficient in spatial knowledge acquisition. The results indicate that the 3D representations are more effective. These representations allowed the subjects to visualize the variation of spatial phenomenon on the relief. The soil scientists did not need to imagine the relief from 2D contour map. The "economized" reasoning in this stage was applied in the patterns and links recognition of spatial variables, that aided the nowledge acquisition. This fact explains the results. | - |
Formato: dc.format | 165f. : il., mapas, grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Levantamentos do solo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção espacial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geodésia | - |
Título: dc.title | Aplicação da visualização cartográfica 3D na fase de planejamento do levantamento de solos : uma abordagem a cognição espacial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: