O comportamento inovador em contextos B2B : um estudo aplicado a tecnologia para a pecuária

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Autor(es): dc.contributorPrado, Paulo Henrique Muller, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Eneida Bezerra Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:57:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:57:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/22775-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/22775-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Paulo Prado-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, [2008]-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e anexos-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e organizações-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo objetivou trazer um maior entendimento do comportamento inovador dos pecuaristas de gado de corte. Foi utilizada a Teoria da Difusão da Inovação como fundamentação teórica principal e a inovação estudada foi a de identificação eletrônica animal. Foi proposto um modelo de pesquisa que analisou as variáveis independentes (características percebidas da inovação, fontes de nformação, importância e freqüência da rede social, psicografia organizacional e aprendizado organizacional) e variável dependente (a inovatividade organizacional). Os resultados apontaram que não existe relação significativa entre as características percebidas da inovação e a inovatividade, contrariando a indicação de Ostlund (1974). A inferência é a de que estas características, juntamente com a inovatividade sejam as mediadoras da adoção, de acordo com o proposto por AVLONITS et.al, 2004 e FRAMBACH e SCHILLEWAERT, 1999. As análises apontaram para a existência de relação positiva entre a freqüência de consulta às fontes institucionais e a inovatividade, bem como entre a freqüência de consulta às fontes "mídias" e a inovatividade, cuja explicação encontra apoio na Teoria da Força dos Laços Fracos, de Mark Granovetter (1973), que considera que a heterofilia é responsável pelo fornecimento de fontes importantes para idéias inovadoras. Foi encontrada uma relação positiva entre a importância dada à participação em leilões e a inovatividade, o que parece ser um indicador de comportamento inovador do pecuarista, demonstrado pelo interesse na melhoria da condição genética do rebanho. Não foi encontrada nenhuma relação entre as variáveis da psicografia organizacional e a inovatividade. Entre o aprendizado organizacional e a inovatividade, porém, foi encontrada uma relação positiva, corroborando indicações da pesquisa ualitativa e da literatura. Com o objetivo de definir mais precisamente o perfil dos consumidores em relação à tecnologia de identificação eletrônica animal foi feita uma análise de agrupamentos, permitindo a identificação e estudo de três grupos distintos de consumidores. O primeiro grupo foi designado de "Facilidade no Manejo, controle e qualidade". Foi o único que obteve diferenciação estatística para todos os indicadores e também as maiores médias dos mesmos, denotando uma percepção geral muito boa em relação às características da inovação. O segundo grupo foi denominado de "Céticos, voltados à produção e receosos quanto a investir", por ter obtido as menores médias para os indicadores em que houve diferenciação estatística significante. O terceiro grupo foi denominado de "Afeitos ao Controle e voltados para a Imagem", por terem obtido médias altas nos indicadores relacionados a estas características. De maneira geral, a pesquisa comprovou a teoria do comportamento inovador de Rogers (2003), que é constituída em torno de um processo social, fomentado principalmente pela comunicação interpessoal, que exerce influência sobre as atitudes e comportamento dos indivíduos em relação às inovações.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study aimed to bring a greater understanding of the innovative behaviour of beef cattle producers. It was used the Theory of Diffusion of Innovation as a main theoretical foundation and the innovation studied was the electronic animal identification. It was proposed a model of research that examined the independent variables (perceived characteristics of innovation, information sources, frequency and importance of social network, organizational psychographics and organizational learning) and dependent variable (organizational innovativeness). The results showed that there is no significant relationship between the perceived characteristics of innovation and organizational inovativeness, countering a statement of Ostlund (1974). The inference is that these characteristics, together with organizational innovativeness are mediating the adoption, according to the proposed by AVLONITS et.al, (2004) and FRAMBACH and SCHILLEWAERT (1999). The analysis pointed to the existence of positive relationship between the frequency of consultation with institutional sources and organizational innovativeness and between the frequency of the sources "media" and organizational innovativeness whose explanation finds support in the trength-of-Weak-Ties Theory (Mark Granovetter, 1973), which considers the heterophily is responsible for providing significant sources for innovative ideas. It was found a positive relationship between the mportance given to participation in auctions and organizational innovativeness, which seems to be an indicator of innovation behaviour of the producer, demonstrated by the interest in improving the genetic condition of the livestock. There was not found any link between the variables of organizational psychographics and innovativeness. Among the organizational learning and innovativeness, however, was found a positive relationship, corroborating indications of qualitative research and literature. In order to define more precisely the profile of consumers in relation to the technology of electronic animal identification it was ade a cluster analysis, allowing the identification and study of three different groups of consumers. The first group was referred to as "Easy Management, control and quality". It was the only one who get differentiation for all statistical indicators and also the greatest medium of them, denoting a very good general perception in relation to the characteristics of innovation. The second group was called "Skeptical, focused on the roduction and fearful about investing," for having obtained the lowest average for indicators that there was a statistically significant difference. The third group was called "Adepts to control and devoted to personal image" for having achieved high average on indicators related to these characteristics. Overall, the research confirmed the theory of innovator behaviour of Rogers (2003), hich is constituted around a social rocess, boosted mainly by interpersonal communication, which exerts influence on the attitudes and behaviour of individuals towards innovations.-
Formato: dc.format178f. : il., algumas color., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing de relacionamento-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing - Pecuária-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectPecuaria - Inovações tecnologicas - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Título: dc.titleO comportamento inovador em contextos B2B : um estudo aplicado a tecnologia para a pecuária-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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