Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Faraco, Carlos Alberto, 1950- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Gregolin, Reny Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:45:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:45:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1988 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/22525 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/22525 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Carlos Alberto Faraco | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em Letras | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Linguística de Língua Portuguesa | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo desta dissertação é o estudo da categoria vazia na posição de objeto, no português do Brasil, tendo como quadro de referência a Teoria da Gramática Gerativa, proposta por CHOMSKY, nos anos 80. Este trabalho está dividido em quatro partes: No capitulo 1 fazemos considerações gerais sobre o modelo de gramática, sua organização e subteorias. No capítulo 2 apresentamos os critérios para identificação da categoria vazia e fazemos um breve histórico do assunto, da Teoria Padrão à Teoria da Regência e Vinculação. No capítulo 3 analisamos dados empíricos do português, nos quais o objeto direto não se realiza na forma fonética, mas está presente na estrutura sintática, à direita do verbo. Para verificar a natureza desta categoria vazia discutimos as propostas de BOUCHARD (1984), HUANG (1984), AOUN (1985), RIZZI (1986) e FARREL (1987). Apresentamos uma análise alternativa a favor da seguinte hipótese: a categoria vazia objeto, em português, tem natureza pronominal. Concluímos que é viável uma análise dos dados do português considerando apenas a estrutura de superfície, por um modelo representacional. No capítulo 4 fazemos algumas considerações gerais. | - |
Descrição: dc.description | Summary: The aim of this paper is to study the empty category in the object position, in Brazilian Portuguese, having as referential background the Government and Binding Theory, proposed by CHOMSKY, in the eighties. This work is divided into four parts: In chapter I we make general considerations about the model of grammar, its organization and subtheories. In chapter II we present the criteria for identification of the empty categories and we make a short account of the issue from the Standart Theory up to the Government and Binding Theory. In chapter III we analyse Portuguese empirical data in which the direct object is not overt in the phonetic form, but it is present in the syntactic structure, on the right of the verb. To decide what the nature of this empty category is we discuss the theoretical positions of BOUCHARD (1984), HUANG (1984), AOUN (1985), RIZZI (1986) and FARREL (1987). We present in this chapter an alternative analysis in favour of the following hypothesis: the empty object, in Portuguese, has a pronominal nature. We conclude that it is feasible to analyse the Portuguese data, considering only the surface structure, according to the representational model of grammar. In the final chapter we make some general considerations. | - |
Formato: dc.format | 123 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua portuguesa - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua portuguesa - Gramática gerativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | A categoria vazia na posição de objeto em português : uma abordagem gerativa representacional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: