Análise da confiabilidade de oleodutos corroídos utilizando o Método de Monte Carlo : um estudo de caso

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Autor(es): dc.contributorChaves Neto, Anselmo, 1945--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia-
Autor(es): dc.creatorSquarcio, Roberto Mauro Felix-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:14:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:14:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-30-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-30-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/22177-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/22177-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Anselmo Chaves Neto-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia e Ciências Exatas, Departamento de Construção Civil e de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 20/11/2009-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: f. 99-105-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Mecânica Computacional-
Descrição: dc.descriptionResumo: A avaliação quantitativa do risco em oleodutos submetidos à corrosão tem sido objeto de extensas pesquisas, principalmente por empresas ligadas ao setor, entre elas, a Petrobras. Este trabalho estima a pressão de falha e, conseqüentemente a probabilidade de falha, em oleodutos danificados utilizando o método de Monte Carlo e comparando os resultados obtidos com outros meios de avaliação estrutural. O método de simulação de Monte Carlo emprega sequências de números aleatórios e suas distribuições de probabilidade para estimar parâmetros de uma população. Também são apresentadas variações da técnica de simulação pura, isto é, técnicas de redução da variância e redução na quantidade de números randômicos gerados observando-se considerável ganho computacional. Conceitos de inferência estatística permitem que seja realizada a análise da variância dos resultados obtidos nesta simulação. A revisão bibliográfica também apresenta outros processos para obter-se a probabilidade de falha dos oleodutos, ou seja, modelos numericos por Elementos Finitos e os métodos semi-empíricos, aplicados pelas normas ASME B31G, 085dL, Effective Area, RPA, PCORRC e BS-7910. Na formulação da cinemática das deformações são consideradas as características geométricas da corrosão e as especificações do material do oleoduto, isto é, a profundidade do defeito, o diâmetro da tubulação, o comprimento do defeito, a pressão do fluido, a tensão de escoamento do material do duto e a espessura da parede da tubulação. As distribuições de probabilidade que se ajustaram aos dados foram a Normal (Gaussiana) e a log-normal e a validade do ajuste foi verificada pelos testes de aderência. O programa experimental é desenvolvido em ambiente Matlab.-
Formato: dc.format[16], 106f. : il. [algumas color.].-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectMetodo de Monte Carlo-
Palavras-chave: dc.subjectOleodutos-
Palavras-chave: dc.subjectCorrosão-
Palavras-chave: dc.subjectAnalise numerica-
Título: dc.titleAnálise da confiabilidade de oleodutos corroídos utilizando o Método de Monte Carlo : um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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