Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Michelotto, Regina Maria, 1941- | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Maria Dativa de Salles, 1943- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Eliane Basilio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:57:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:57:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2001 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/22167 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/22167 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Regina Maria Michelotto | - |
Descrição: dc.description | Co-orientadora: Maria Dativa Salles Gonçalves | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/10/2001 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: f. 187-197 | - |
Descrição: dc.description | Linha de Pesquisa: Educação e Trabalho | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar a utilização da informática educativa em quatro escolas da Rede Municipal do Ensino de Curitiba, tendo como centro da pesquisa o projeto Digitando o Futuro, criado em 1998 pela Prefeitura Municipal de Curitiba em parceria com empresas do setor privado de informática. Utilizando como método de análise o materialismo histórico-dialético, fez-se a observação de vários temas relacionados ao uso da informática na educação: suas relações com o contexto histórico-político nacional e internacional e com as políticas educacionais influenciadas pelo neoliberalismo; os benefícios que as novas tecnologias proporcionam ao processo ensino-aprendizagem de professores e alunos na visão do professor; os interesses mercadológicos do projeto. Entre os métodos adotados para a realização do trabalho estão: pesquisas qualitativa e quantitativa, por meio de entrevistas com os vários segmentos envolvidos no Digitando o Futuro, e observação direta do desenvolvimento do projeto nas escolas. Para a realização do trabalho, dispôs-se de documentos oficiais do projeto, além de material veiculado na imprensa. Ao analisar o projeto, verificou-se que há uma secundarização de questões pedagógicas relevantes e a valorização de aspectos mercadológicos. | - |
Descrição: dc.description | Résumé: Le but de cette recherche est analyser l'utilisation de l'informatique éducatif en quatre écoles du réseau d'éducation publique de Curitiba. Le suject de cette recherche est le projet "Digitando o Futuro", creé en 1998 par la Mairie de Curitiba avec la participation de plusieurs enterprises d'informatique. Pour faire ce travail, nous avons utilisé le materialisme historique comme méthode d'analyse pour observer plusieurs subjets liés à l'utilisation d'informatique dans l'éducation: leurs raports avec les contextes historique et politique national et international et avec les politiques d'éducation influencées par le néolibéralisme; l'avantage que les nouvelles technologies emmenent au process d'apprentissage des professeurs et des éleves selon le point de vue du professeur; l'intérêt mercadologique du projet. Parmis les méthodes adoptées pour réaliser cette recherche, nous avons utilisé: les enquêtes avec plusieurs secteurs qui font partie du projet Digitando o Futuro, et l'observation direct du development du projet aux écoles. Pour faire cette recherche, nous avons aussi à notre disposition des documents officiels et informations publiées aux journaux. À la fin de cette recherche, nous avons découvert que les aspects mercadologiques sont plus valorisés que ceux pédagogiques. | - |
Formato: dc.format | vii, 208 f. : il. [algumas color.] ; 30 cm. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e educaçao | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informática - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Processamento de dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Tecnologia e educação : um estudo de caso do projeto Digitando o Futuro, da Rede Municipal de Ensino de Curitiba | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: