Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Godoy, Elena, 1947- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Gabardo, Tânia Lazier | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:29:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:29:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2001 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/22165 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/22165 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Patricia Cardoso | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Linguística. Defesa: Curitiba, 05/04/2001 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: f. 133-140 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação trata da apresentação de algumas das principais teorias a respeito do aspecto verbal com base em alguns autores de língua inglesa, portuguesa e espanhola. O objetivo principal deste estudo é o de focalizar as categorias de tempo e aspecto numa perspectiva contrastiva entre as línguas portuguesa e espanhola. Para tanto, desenvolvemos um estudo composto de quatro capítulos. No primeiro apresentamos os autores considerados mais influentes, que tratam de teorias temporais e aspectuais, de modo geral. No segundo, temos os principais estudos da categoria aspecto em português. No terceiro são apresentadas as abordagens sobre tempo e aspecto em língua espanhola. Finalmente, no último capítulo, em um primeiro momento analisamos um estudo contrastivo entre as línguas portuguesa e espanhola, num segundo momento analisamos uma série de testes para a determinação da classe aspectual de verbos em espanhol, e por fim, apresentamos uma proposta contrastiva entre dois tempos verbais do português e do espanhol. | - |
Formato: dc.format | 140f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço e tempo em linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua portuguesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua espanhola - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Estudos comparados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Reflexões sobre tempo e aspecto nas línguas portuguesa e espanhola | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: