Concepções de professores do ensino fundamental sobre a leitura

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorPinheiro, Luciana Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:57:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:57:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/22157-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/22157-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Sandra Regina Kirchner Guimarães-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/08/2007-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: p. 140-142-
Descrição: dc.descriptionLinha de Pesquisa: Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esse estudo, fundamentado em teorias do conhecimento cujas abordagens são interacionistas e cognitivistas, caracteriza-se como um estudo exploratório, quantitativo e qualitativo. A pesquisa teve como objetivo principal investigar as concepções sobre a leitura e a complexidade do ato de formar leitores proficientes de professoras do ensino fundamental, de escolas públicas e particulares, do interior dos estados do Paraná e da Bahia, atuantes em diferentes áreas do conhecimento. Pesquisas que abordam as concepções de professores do ensino fundamental, período de suma importância no desenvolvimento de leitores proficientes, sobre o ensino da leitura ainda são escassas. Participaram dessa pesquisa 40 professoras, vinte da cidade de Itaberaba, interior da Bahia, e 20 professoras das cidades paranaenses Marechal Cândido Rondon e Borrazópolis. O instrumento de coleta de dados selecionado para esse trabalho foi o questionário, constituído de perguntas objetivas e abertas. Para as respostas objetivas, o procedimento de análise de dados foi realizado através da frequência das respostas do cálculo de porcentagem. Para as repostas abertas, optamos pela análise de conteúdo, procedendo a análises quantitativas e qualitativas. As respostas das professoras, dos dois grupos, sobre as questões elaboradas revelam que as suas concepções estão vinculadas às realidades socais, econômicas e políticas. Revelam, portanto, a estreita relação entre o significado e o significante construído a partir do contexto a que estão inseridas. Para esse grupo de professoras do interior da Bahia, a leitura é entendida como um instrumento de transformações sociais, de libertação, de ruptura da alienação, portanto, a sua importância está vinculada na condição que viabiliza ao indivíduo atuar como um cidadão. Assim, a leitura passa do âmbito das necessidades coletivas para o âmbito das ofertas individuais. Para o grupo de professoras do interior do Paraná, a leitura está mais relacionada a formação intelectual e instrumento de acesso ao conhecimento, dessa forma, passa do âmbito das necessidades individuais para o âmbito das ofertas coletivas. Há evidências de que essas vivências sociais subsidiam as práticas pedagógicas dessas professoras quanto ao ensino de leitura, uma vez que as professoras do grupo do interior da Bahia orientam seus educandos destacando mais as estratégias que caracterizam o processo top down (descendente), enquanto as orientações pedagógicas das professoras do grupo do interior do Paraná enfatizam mais as estratégias que caracterizam o processo botton up (ascendente). As professoras dos dois grupos consideram que o ensino da leitura é de responsabilidade de todos os professores, mas revelam que os mesmos não possuem formação profissional para o ensino da leitura. Ao buscarmos, nas concepções interacionistas, uma interpretação para esses resultados, encontramos em Vigotski a origem dos conceitos a partir das relações interpessoais, num contexto sócio-histórico. E encontramos na teoria de Freire, a compreensão da educação como um ato de construção e reconstrução de significados a partir de uma realidade. Assim, concluímos que as concepções dessas professoras sobrea leitura e sobre a complexidade do ato de ensinar a ler estão intrinsecamente relacionadas às suas vivências sócio-históricas e suas práticas podem estar sendo subjugadas a essas condições e pontos de vista.-
Formato: dc.formatviii, 163 f. : il. ; 30 cm.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura (Ensino de primeiro grau)-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleConcepções de professores do ensino fundamental sobre a leitura-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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