
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Bueno, Cinthya | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:09:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:09:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/22084 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/22084 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Ettiène Cordeiro Guérios | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/08/2009 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: f. 110-112 | - |
| Descrição: dc.description | Linha de pesquisa: Educação Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa observou manifestações de estudantes do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental a respeito de algumas figuras geométricas (triângulos, quadriláteros, quadrados e retângulos). Buscou-se, através de desenho, reconhecimento de figuras e explicações orais, verificar como eles compreendem cada uma dessas figuras geométricas, analisando suas manifestações orais e escritas. Algumas das atividades desenvolvidas pelos estudantes foram criadas pela pesquisadora e, outras, extraídas das propostas por Van Hiele. Os sujeitos desta pesquisa foram seis estudantes do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Curitiba, Paraná, sendo dois do 1.o ano, dois do 2.o ano e dois do 3.o ano. A metodologia de pesquisa foi qualitativa, com enfoque interpretativo. Os resultados mostraram que há indícios de compreensão conceitual em geometria no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental, já que alguns estudantes mostraram conhecimento de propriedades de figuras geométricas, embora não utilizem linguagem adequada. Eles se encontram em processo de alfabetização matemática em geometria por estarem aprendendo o "alfabeto matemático" referente à geometria, ou seja, a leitura e a escrita de figuras geométricas. As dificuldades referem-se, em grande parte, ao não reconhecimento de figuras geométricas em desenhos que não se assemelhem a protótipos usualmente apresentados. | - |
| Formato: dc.format | 209f. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Alfabetização matemática : manifestações de estudantes do primeiro ciclo sobre geometria | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: