Alfabetização matemática : manifestações de estudantes do primeiro ciclo sobre geometria

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGuérios, Ettiène Cordeiro, 1952--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorBueno, Cinthya-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:09:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:09:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/22084-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/22084-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Ettiène Cordeiro Guérios-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/08/2009-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: f. 110-112-
Descrição: dc.descriptionLinha de pesquisa: Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa observou manifestações de estudantes do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental a respeito de algumas figuras geométricas (triângulos, quadriláteros, quadrados e retângulos). Buscou-se, através de desenho, reconhecimento de figuras e explicações orais, verificar como eles compreendem cada uma dessas figuras geométricas, analisando suas manifestações orais e escritas. Algumas das atividades desenvolvidas pelos estudantes foram criadas pela pesquisadora e, outras, extraídas das propostas por Van Hiele. Os sujeitos desta pesquisa foram seis estudantes do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Curitiba, Paraná, sendo dois do 1.o ano, dois do 2.o ano e dois do 3.o ano. A metodologia de pesquisa foi qualitativa, com enfoque interpretativo. Os resultados mostraram que há indícios de compreensão conceitual em geometria no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental, já que alguns estudantes mostraram conhecimento de propriedades de figuras geométricas, embora não utilizem linguagem adequada. Eles se encontram em processo de alfabetização matemática em geometria por estarem aprendendo o "alfabeto matemático" referente à geometria, ou seja, a leitura e a escrita de figuras geométricas. As dificuldades referem-se, em grande parte, ao não reconhecimento de figuras geométricas em desenhos que não se assemelhem a protótipos usualmente apresentados.-
Formato: dc.format209f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleAlfabetização matemática : manifestações de estudantes do primeiro ciclo sobre geometria-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.