O virtual digital na projetação de produtos e a qualificação profissional

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Autor(es): dc.contributorInvernizzi Castillo, Noela, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorPereira, José Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:16:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:16:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/21924-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/21924-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Noela Invernizzi-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/10/2009-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho teve como objetivo criar insumos para pensar a qualificação profissional, no contexto das novas condutas cognitivas requeridas para a projetação de produto, em ambientes virtuais digitais. Para isso desenvolveu-se uma síntese teórica sobre projetação de produto e produção de conhecimento, que foi posteriormente aplicada, como ferramenta analítica, a um caso concreto. A pesquisa de documentação indireta encontrou, na grande maioria das fontes consultadas, a predominância de discussões sobre as exterioridades do virtual digital. A tentativa de superação das lacunas e deficiências encontradas, fez da síntese teórica o ponto central deste trabalho. Na documentação direta, a abordagem foi a de estudo de caso comparado, onde foram selecionadas duas indústrias do setor cerâmico, localizadas na região de Campo Largo, Paraná. O critério decisivo de seleção destas indústrias foi o fato de que uma terceiriza a sua produção na outra. A constatação central deste trabalho foi que a codificação e transposição de conhecimentos explícitos para os sistemas virtuais digitais, voltados à projetação de produto, permitem a criação de conhecimentos tácitos virtuais digitais através da emulação digital do binário virtual-atual. A partir desta constatação, foi possível entender que assim como o atual se move através da inteligência e o virtual através do conhecimento, o atual digital move-se através da inteligência artificial e o virtual digital através do conhecimento artificial. Sob esta perspectiva, as limitações técnicas e representacionais podem, enquanto limitações de qualificação para a projetação de produto, ser superadas com os conhecimentos tácitos virtuais digitais.-
Formato: dc.format149 f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectQualificações profissionais-
Palavras-chave: dc.subjectProdutos novos - Projetos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO virtual digital na projetação de produtos e a qualificação profissional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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