Utilização de metodologias multicritério na avaliação de desempenho docente na Universidade do Contestado - SC

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVolpi, Neida Maria Patias, 1953--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia-
Autor(es): dc.creatorUlbricht, Gerson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:07:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:07:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/21797-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/21797-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Neida M. Patias Volpi-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas e Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 19/11/2009-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Programação matematica-
Descrição: dc.descriptionResumo: O cenário da educação superior no Brasil exige que as instituições de ensino busquem aprimorar suas práticas educativas com objetivo de oferecer qualidade em seus serviços. A legislação educacional atual estabelece um modelo de auto-avaliação para as IES no sentido de que cada instituição se auto-examine de modo a estar em constante aprimoramento de suas práticas educacionais. O processo de auto-avaliação institucional, entre outros aspectos, trata da avaliação das atividades docentes no que se refere a ensino, pesquisa e extensão. Preocupada com a qualidade do ensino em seus campi, a Universidade do Contestado – UnC implementou o processo de avaliação docente, com objetivo de identificar o perfil de seus professores e estabelecer estratégias que visem o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas. Neste trabalho é realizado um estudo sobre dados provindos dos formulários de avaliação aplicados na UnC. Para tratamento dos dados são propostas metodologias multicritério de apoio à decisão PROMETHEE II e PROMETHEE TRI, bem como o método estatístico de agrupamento e distância ponderada ao centróide. Fez-se ainda uma comparação entre a metodologia aplicada e os métodos utilizados na instituição de modo a propor alternativas que contribuam para fortalecer o processo de avaliação docente em relação ao tratamento de dados e análise dos resultados.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The scenery of the higher education in Brazil demands that the education institutions seekimproving their educational practices with objective of offering quality in their services. Thecurrent educational legislation establishes a self-evaluation model for IES in the way that eachinstitution is self-examined to be in constant improving of its educational practices. The processof institutional self-evaluation, among other aspects, is about the evaluation of the educationalactivities in what refers to education, researching and extension. Worried with the quality of theteaching in their campi, the University of Contestado - UnC implemented the process ofeducational evaluation, with objective of identifying their teachers' profile and to establishstrategies that seek the improvement of the developed activities. In this work is accomplished astudy about data from the applied evaluation forms at UnC. For treatment of the data they areproposed multicriteria methodologies to support the decision PROMETHEE II andPROMETHEE TRI, as well as statistical method of clustering and distance pondered to thecentroid. It was done a comparison among the methodology applied and the methods used in theinstitution to propose alternatives that contribute to strengthen the process of educationalevaluation in relation to the treatment of data and analysis of the results.-
Formato: dc.format96f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectMetodo dos elementos finitos-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise numérica-
Título: dc.titleUtilização de metodologias multicritério na avaliação de desempenho docente na Universidade do Contestado - SC-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.