
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Volpi, Neida Maria Patias, 1953- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia | - |
| Autor(es): dc.creator | Ulbricht, Gerson | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:07:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:07:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/21797 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/21797 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Neida M. Patias Volpi | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas e Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 19/11/2009 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Programação matematica | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O cenário da educação superior no Brasil exige que as instituições de ensino busquem aprimorar suas práticas educativas com objetivo de oferecer qualidade em seus serviços. A legislação educacional atual estabelece um modelo de auto-avaliação para as IES no sentido de que cada instituição se auto-examine de modo a estar em constante aprimoramento de suas práticas educacionais. O processo de auto-avaliação institucional, entre outros aspectos, trata da avaliação das atividades docentes no que se refere a ensino, pesquisa e extensão. Preocupada com a qualidade do ensino em seus campi, a Universidade do Contestado – UnC implementou o processo de avaliação docente, com objetivo de identificar o perfil de seus professores e estabelecer estratégias que visem o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas. Neste trabalho é realizado um estudo sobre dados provindos dos formulários de avaliação aplicados na UnC. Para tratamento dos dados são propostas metodologias multicritério de apoio à decisão PROMETHEE II e PROMETHEE TRI, bem como o método estatístico de agrupamento e distância ponderada ao centróide. Fez-se ainda uma comparação entre a metodologia aplicada e os métodos utilizados na instituição de modo a propor alternativas que contribuam para fortalecer o processo de avaliação docente em relação ao tratamento de dados e análise dos resultados. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The scenery of the higher education in Brazil demands that the education institutions seekimproving their educational practices with objective of offering quality in their services. Thecurrent educational legislation establishes a self-evaluation model for IES in the way that eachinstitution is self-examined to be in constant improving of its educational practices. The processof institutional self-evaluation, among other aspects, is about the evaluation of the educationalactivities in what refers to education, researching and extension. Worried with the quality of theteaching in their campi, the University of Contestado - UnC implemented the process ofeducational evaluation, with objective of identifying their teachers' profile and to establishstrategies that seek the improvement of the developed activities. In this work is accomplished astudy about data from the applied evaluation forms at UnC. For treatment of the data they areproposed multicriteria methodologies to support the decision PROMETHEE II andPROMETHEE TRI, as well as statistical method of clustering and distance pondered to thecentroid. It was done a comparison among the methodology applied and the methods used in theinstitution to propose alternatives that contribute to strengthen the process of educationalevaluation in relation to the treatment of data and analysis of the results. | - |
| Formato: dc.format | 96f. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodo dos elementos finitos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise numérica | - |
| Título: dc.title | Utilização de metodologias multicritério na avaliação de desempenho docente na Universidade do Contestado - SC | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: