Otimização no serviço do estacionamento rotativo regulamentado utilizando técnicas da pesquisa operacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSteiner, Maria Teresinha Arns, 1957--
Autor(es): dc.contributorSmiderle, Andreia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia-
Autor(es): dc.creatorCapri, Marco Antonio Velasco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:57:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:57:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/2175-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/2175-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Maria Teresinha Arns Steiner-
Descrição: dc.descriptionCo-orientadora: Andreia Smiderle-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setores de Tecnologia e Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 2005-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e anexo-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentraçao: Programaçao matemática-
Descrição: dc.descriptionResumo: O uso temporário das vagas de estacionamento existentes ao longo das ruas nas regiões de grande concentração de veículos em uma cidade é uma necessidade para que todos os usuários possam usufruir deste espaço. Para que se garanta uma rotatividade nestes estacionamentos, foi implantada em diversos centros urbanos a estrutura conhecida como Estacionamento Rotativo Regulamentado. Para o desenvolvimento deste trabalho, tomou-se como modelo os dados relativos ao município de Ponta Grossa-PR. O objetivo deste trabalho é obter de forma eficaz e eficiente a distribuição dos trechos de quadra em setores a serem percorridos pelos orientadores (fiscais) e a determinação das áreas compostas por estes setores, de forma a minimizar a distância total a ser percorrida pelos mesmos, otimizando o seu trabalho de fiscalização. Além disso, o trabalho visa a informatização de todo processo de distribuição dos setores a serem supervisionados, garantindo a automatização do mesmo. Na metodologia aqui apresentada foram utilizadas algumas técnicas da área de Pesquisa Operacional. Inicialmente tratou-se do problema em questão, como um problema das p-medianas, usando comparativamente a heurística de Teitz e Bart e as meta-heurísticas, Algoritmo Genético e Busca Tabu, assim como as suas combinações. A partir da definição das medianas, efetuou-se a formação dos clusters através de uma combinação do algoritmo de Transportes com o algoritmo de Designação, ficando assim determinados os setores a as áreas a serem fiscalizados.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The temporary use of the existing parking places on busy streets in a city is needed to allow all users to access available space in turns. In order to assure the turnover of these parking areas, several urban areas implanted a new structure, known as Regular Turnover Parking. To develop this work, data from the city of Ponta Grossa-PR, were used as model. The objective of this work is to get an efficient distribution of sectors of the blocks into sections objective to be run by the fiscals and the determination of the compound areas by these sections, so that the whole distance be minimized, optimizing their work of checking. Furthermore, the work aims to adjust the whole process of the distribution of the sections to be supervised into suitable software, allowing working people to use the computer with it. In the methodology presented here, some techniques from the Operational Research were used. Firstly, the mentioned case was treated through the pmedians, comparatively using the heuristic of Teitz and Bart and the metaheuritics, Genetic Algorithm and Tabu Search, as well as their combinations. From the median definitions, the formation of the clusters were done through a combination of the algorithm of the transport with the algorithm of Designation, this way the sections and the areas to be checked were determined.-
Formato: dc.formatxviii, 102f. : il., mapas., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectAlgoritmos geneticos-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa operacional-
Palavras-chave: dc.subjectEstacionamento - Métodos de simulação-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise numérica-
Título: dc.titleOtimização no serviço do estacionamento rotativo regulamentado utilizando técnicas da pesquisa operacional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.