Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Direne, Alexandre Ibrahim | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Márcia Valéria Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:11:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:11:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/21562 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/21562 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Alexandre Ibrahim Direne | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 31/08/2009 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho discute aspectos relevantes para o desenvolvimento da perícia no jogo de xadrez. É apresentada a hipótese central de que tal perícia é composta por capacidades isoladas. O problema de identificação de algumas dessas componentes está explicado em conjunto com a necessidade de ferramentas computacionais para apoiar a aquisição das referidas capacidades. A resenha literária mostra que as pesquisas existentes não apresentam as componentes da perícia nesse jogo de maneira sistemática, e que as ferramentas existentes para apoiar a aprendizagem nesse domínio não oferecem acompanhamento de longo prazo aos aprendizes. É apresentada a metodologia utilizada para identificar as capacidades isoladas da perícia em xadrez e os aspectos relevantes sobre o seu desenvolvimento. Os resultados do estudo empírico são discutidos. É apresentada uma proposta arquitetural de STI para prover acompanhamento de longo prazo em domínios onde as capacidades da perícia são conhecidas e existem ferramentas para aprendizes em níveis específicos. E, por fim, são discutidos os aspectos pré-computacionais para detecção automática da perícia em aprendizes de xadrez, detalhando a aplicação da arquitetura proposta no Projeto de Tipificação do Ensino de Xadrez – PROTEX. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The work discusses relevant aspects for the development of expertise in chess. The main research assumption is based on the fact that chess expertise can be brokendown into isolated components. The problem of identifying some of these components is explained along with the need of computational tools for supporting the acquisition of the referred abilities. The literature review suggests that existing research works so far have not approached the capacities of expertise in the game of chess in a systematic manner and that existing tools for the domain do not offer longterm tracking of the learner. A methodology for identifying the isolated capacities of expertise is presented as well as the relevant features of its development. The results of an empirical study are discussed. A functional architecture is proposed for ITS that may provide long-term tracking of the learner in domains where the capacities of expertise are known and there are enough tools for different levels competence. Finally, pre-computational aspects of the automatic detection of expertise in chessare discussed, expressing details of the applied architecture proposed in the PROTEX (Typicality in Chess Tutoring) project. | - |
Formato: dc.format | 118p. : il., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas tutoriais inteligentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos estrategicos (Matematica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Xadrez - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da computação | - |
Título: dc.title | Estudo empírico e aspectos pré-computacionais para a detecção automática de capacidades da perícia em aprendizes de xadrez | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: