Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Deise Maria Bertholdi, 1969- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia | - |
Autor(es): dc.creator | Góes, Anderson Roges Teixeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:41:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:41:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/2155 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/2155 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Deise Maria Bertholdi Costa | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setores de Tecnologia e Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 2005 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Programação matemática | - |
Descrição: dc.description | Resumo: No início do período letivo, em qualquer instituição de ensino, há sempre a preocupação com a distribuição de turmas e dias que cada professor terá que assumir. Apesar de todo avanço computacional, a maioria das escolas ainda realiza a construção da grade escolar manualmente, tornando o trabalho demorado e envolvendo praticamente todo o corpo docente e pedagógico, secretaria e direção na busca de otimizar e satisfazer as preferências de seus professores. O objetivo deste trabalho é desenvolver um protótipo utilizando três algoritmos (exato, heurístico e misto) que encontre uma solução que satisfaça a preferência de cada professor, as exigências pedagógicas e operacionais. O método exato utilizado é a elaboração da Modelagem Matemática do Problema, abordado como um problema da Programação Linear Inteira Binária, resolvido no software LINGO 6.0. O método heurístico é um algoritmo baseado em Algoritmo Genético (baseado na teoria da evolução da espécies de Darwin, onde os melhores indivíduos sobrevivem). O protótipo é aplicado na construção do horário escolar da Escola Municipal Planalto dos Pinheiros, no município de Araucária-PR, realizando, assim, a comparação entre: os horários gerados pelo protótipo, o horário gerado pelo software comercial e o horário gerado manualmente na instituição de ensino. Conclui-se que horários gerados pelos métodos Exato, Heurístico e Misto obtiveram melhor resultado que o gerado manualmente e o gerado pelo software comercial, conforme as especificidades da Rede Municipal de Araucária. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: At the beginning of the school year, in any teaching institution, there is always the concern with the distribution of the groups and the days which each teacher will have to take over. Besides all computing advancement, most of the schools still make the construction of the school timetable manually, making the work too long to be completed and involving almost all the teaching and pedagogical staff, secretary and the direction of the school in the search of optimizing and satisfying the preferences of their teachers. The aim of this paper is to develop a prototype using three algorithms (an exact one, a heuristic one and a mixed one) which can find the solution which satisfies the preference of each teacher and the pedagogical demands, such as, a teacher who cannot take over two groups at the same time. The exact method used is the elaboration of the Mathematics Modeling of the Problem, approached as a problem of Binary Whole Linear Programming solved in the LINGO software 6.0. The heuristic method is the algorithm based in Generic Algorithm (based in Darwin's theory of the evolution of species, where the best beings survive). The model is applied in the construction of the school timetable of the Municipal School Planalto Pinheiro, in the courtship of Araucária - Paraná, making, this way, the comparison among: the timetables generated by the prototype, the timetable generated by the commercial software and the timetable generated manually in the teaching institution. It's possible to conclude that the timetables generated by the Exact, Heuristic and Mixed Methods got a better result than the ones generated manually and by the commercial software, according to the specificities of the Municipal Network of Araucária. | - |
Formato: dc.format | xiv, 129f. : il., grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Horário de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algorítmos genéticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Otimização matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação linear | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa operacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise numérica | - |
Título: dc.title | Otimização na distribuição da carga horária de professores : método exato, método heurístico, método misto e interface | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: