Balanced Scorecard : um estudo empírico sobre as dificuldades de implantação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lauro Brito de, 1952--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidade-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Ester Marlene Kurtz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:15:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:15:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/21248-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/21248-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Lauro Brito de Almeida-
Descrição: dc.descriptionInclui apêndice-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa: Curitiba, 2008-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Contabilidade gerencial-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo desse estudo é a investigação das dificuldades na implementação do Balanced Scorecard em uma empresa de automação de varejo, segundo a percepção de seus gestores. A questão central da dissertação foi a avaliação, sob a ótica dos gestores, das dificuldades para contornar os problemas enfrentados na implementação do Balanced Scorecard. Para atingir o objetivo central da pesquisa, primeiramente procurou-se verificar o conhecimento disseminado na literatura, objetivando encontrar elementos explicativos para o estudo na empresa pesquisada. Foram levantados 54 (cinquenta e quatro) fatores, apontados pela literatura como situações que podem influenciar no sucesso do Balanced Scorecard. As situações críticas foram segregadas em quatro grupos de acordo com as etapas do processo: ao decidir implantar; antes de começar a implantar; ao desenhar; ao implantar e ao sustentar e, a partir daí, procurou-se um novo ordenamento, classificando as situações críticas de acordo como grau de severidade dos efeitos nocivos à metodologia e o grau de dificuldade para superação dos impactos negativos. Desenvolveu-se um estudo de caso junto a uma empresa do setor de automação de varejo, com sede em Curitiba e de atuação nacional e internacional, utilizando-se como instrumento para coleta de dados análises de documentos e entrevistas semiestruturadas com dois executivos responsáveis pela implementação e manutenção do Balanced Scorecard: o gerente de Processos e o Scorekeeper. O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de caráter qualitativo, do ponto de vista da abordagem, e ainda como exploratório, sob a ótica de seus objetivos. Os resultados da pesquisa apontam que não necessariamente os potenciais problemas apontados na literatura, demandam de esforços adicionais na empresa pesquisada.-
Formato: dc.format242f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectEficiencia organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectProdutividade-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectCiencias Contábeis-
Título: dc.titleBalanced Scorecard : um estudo empírico sobre as dificuldades de implantação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.