Núcleo de estudo e difusão do ensino de matemática - NEDEM : não é difícil ensinar matemática: história oral e temática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVianna, Carlos Roberto, 1958--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorSeara, Helenice Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:19:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:19:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/21242-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/21242-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Carlos Roberto Vianna-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e anexos-
Descrição: dc.descriptionResumo: Na década de 1960, em Curitiba - PR, um grupo de professores passa a se reunir, nas dependências do Colégio Estadual do Paraná, para estudar o Ensino Moderno da Matemática, movimento que vem ocorrendo em todo o mundo, inclusive no Brasil. Esse grupo recebe o nome de NEDEM - Núcleo de Estudo e Difusão do Ensino da Matemática. Apesar da importância que o Núcleo exerceu naquela época, pouco registro há dele, sendo seu trabalho ocasionalmente citado, sem detalhamento quanto a suas atividades e produção. Esse trabalho procura reunir informações sobre o grupo, suas atividades, membros e publicações. Para atingir esse objetivo utilizou-se da História Oral Temática, metodologia que possibilita recriar o panorama em que se insere o NEDEM, para que a sua história seja conhecida pela sociedade em geral e, principalmente, por seus pares. E é através dos depoimentos de alguns de seus membros que a reconstituição dessa história é iniciada. Esses depoimentos são transcritos, textualizados e, finalmente, transcriados, conforme literatura pertinente. Neles, selecionou-se assuntos que são transformados no depoimento de um único personagem, que assume a ação dos depoentes ou as cita, num procedimento narrativo que visa privilegiar essa fase do processo narrativo comum à História Oral - a transcriação.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In the decade of 1960, in the city of Curitiba (Brazil), a group of teachers start getting together at Colégio Estadual do Paraná, to study the Math Modern Teaching, a movement that had been happening all around the world, and in Brazil as well. This group was named NEDEM. Even though NEDEM was very important at that time, nowadays we can hardly find any registers about it. In this paper we try to collect some of the members testimonies, searching for information about the group, its activities, members and publications. We used Oral History as a methodology for this purpose, allowing to recreate the space in which NEDEM was inserted, in a way to make its history known by society and specially by its members. The testimonies were transcript, turned into text and finally transcreated, according to the concerning literature. The topics were chosen to turn all the testimonies into one narrative where only one personage takes the action of the deponents or quote them, in an account procedure used in Oral History - the transcreation.-
Formato: dc.format131 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleNúcleo de estudo e difusão do ensino de matemática - NEDEM : não é difícil ensinar matemática: história oral e temática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.