Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brito, Gláucia da Silva, 1961- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Carla Ariella de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:02:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:02:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/21208 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/21208 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Gláucia da Silva Brito | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/08/2008 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo analisa a compreensão que um grupo de educadores do Ensino Fundamental – Séries Finais tem do que é pesquisa quando a propõe aos educandos; pesquisa essa alicerçada na Internet. Para tanto, foi estudada a concepção de pesquisa como princípio educativo e a proposta de educar pela pesquisa de Demo (2000, 2003 e 2004b), ensino por projeto de Hernández e Ventura (1998) e aprendizagem por projeto de Magdalena e Ventura (2003). Os temas sobre educação, escola e educadores foram embasados em textos de Libâneo (1994), Demo (1996, 2004a e 2006), Freire (1996 e 1997), Assmann (2007), Masetto (2000) e Shön (2000). Foram estudados ainda, os conceitos de técnica e tecnologia de Vargas (1994), Medeiros (1993), Sancho (1998) e Kenski (2007). A relação dos educadores com as novas tecnologias foi estudada com base em Litwin (1997), Moran (2000), Valente (2002) e Brito e Purificação (2006). A pesquisa de campo deu-se com um grupo de sete educadores de um colégio da rede particular de ensino da cidade de Curitiba, estado do Paraná. A abordagem metodológica usada foi o estudo de caso de Yin (2005) e a entrevista semi-estruturada, o instrumento escolhido para a coleta de dados, cuja finalidade é a verificação do agir docente na proposta de um trabalho de pesquisa junto aos educandos; bem como a atuação docente na ação escolar. Os dados analisados revelam que esse grupo de educadores compreende a pesquisa como uma prática pedagógica de relevante importância no processo educativo e suas ações estão mais voltadas ao seu uso como uma prática pedagógica que substitui ou complementa a aula expositiva, do que como um princípio educativo. O uso da Internet para pesquisa, requer orientação para a escolha de sites, análise e comparação dos conteúdos considerando-se a sua veracidade. Ressalta-se ainda a importância da compreensão do educador nessa pesquisa, consciente de que seu agir bem como do seu educando não pode ser mera cópia de um tema de pesquisa. | - |
Formato: dc.format | 131 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A pesquisa escolar em tempos de internet : reflexões sobre esta prática pedagógica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: